
Governadora da província de Manica, pelo partido Frelimo, Francisca Domingos Tomás
Chimoio (Moçambique) 09 Out (AIM) – As assembleias de voto abriram pontualmente às 7:00 horas da manhã desta quarta-feira (09), na província de Manica, centro de Moçambique com maior afluência de eleitores para votar nas VII eleições gerais, presidenciais, legislativas e das IV assembleias provinciais.
Em Manica estão instaladas 1. 656 assembleias de voto, em 454 locais de votação.
Neste sufrágio, serão eleitos o presidente da República, os 250 deputados da Assembleia da República (parlamento moçambicano), membros das assembleias provinciais e os governadores dez de província.
O cabeça de lista a governadora da província de Manica, pelo partido Frelimo, Francisca Domingos Tomás votou precisamente as 07h00 na Escola Primária Amílcar Cabral, na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica.
Depois de exercer o seu direito cívico, Francisca Tomás, manifestou o seu sentimento de satisfação.
Disse ter feito a sua escolha e depois de votar vai aguardar junto a sua família para acompanhar o decorrer do processo até ao anúncio dos resultados.
“O meu sentimento é de dever cumprido. Sinto-me feliz por chegar até a esta data e hoje estar aqui e fazer a escolha dos dirigentes deste país para os próximos cinco anos”, referiu Francisca Tomás.
“Apelo a população para se dirigir às assembleias de voto e votar porque só assim é que estaremos a participar no processo de desenvolvimento do nosso país. Não fiquem em casa porque o voto não se delega. Cheguem cedo e façam a vossa escolha e depois podem ir desenvolver outras actividades do dia”,
Já o cabeça de lista do partido Renamo, Saimone Macuiana, não anunciou o seu local de votação, enquanto Elisa Madrige, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) votou na Escola Secundária Eduardo Mondlane.
No programa da Comissão Provincial de Eleições (CPE), em Manica, não estava prevista a hora em que o cabeça de lista da do MDM poderia fazer-se presente na assembleia de voto.
Numa ronda feita pela reportagem da AIM por alguns locais de votação foi possível ver enormes filas de eleitores à espera de exercer o seu direito de voto.
Logo as primeiras horas, a afluência era maior nas assembleias de voto. Alguns cidadãos fizeram-se aos locais de voto por volta das 04h00.
Outros chegaram às 05h00 horas da manhã para serem os primeiros a votarem, num processo que os eleitores consideram organizado.
Maria de Azevedo, residente em Chimoio, no bairro Vila Nova, votou na escola secundária do mesmo nome.
Disse ter chegado muito cedo e exerceu o seu direito de voto quando eram 07h43.
“Saio daqui feliz porque acabei de votar. Aconselho outras pessoas a votarem esta manhã e reservar o dia para outras actividades. Não esperem para o fim do dia. Vamos votar e ficar à espera pelo anúncio dos resultados em nossas casas ou em outros locais juntamente com amigos ou familiares. Ou mesmo ir realizar outras actividades”, referiu.
O mesmo sentimento foi manifestado por José Almeida, residente no bairro Josina Machel.
“Fiz a minha escolha para os próximos cinco anos. Agora vou a casa e ficar com a minha família e acompanhar o processo através dos meios de comunicação social. Aconselho outras pessoas a seguirem o mesmo exemplo. Vamos votar porque estaremos a exercer o nosso direito cívico. O voto não se delega. Faça isso cedo e para depois nos ocupamos com outras actividades”, disse José Almeida.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg