Maputo, 12 Nov (AIM) – A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) apela à união e ao patriotismo de todos os cidadãos para a manutenção de um ambiente seguro e tranquilo para a realização, sexta-feira, do jogo entre a selecção nacional e sua congénere do Mali.
A partida, que conta para a 5ª jornada do Grupo – I de qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações – Marrocos 2025, terá lugar em Maputo.
O apelo surge na sequência da onda de manifestações em curso no país, convocadas pelo candidato presidencial suportado pelo Partido Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Venâncio Mondlane, em protesto aos resultados das eleições gerais de Outubro passado, situação que coloca em risco a realização do jogo por razões de segurança.
Contudo, em conferência de imprensa, esta terça-feira, o Presidente da FMF, Feizal Sidat, disse ter recebido garantias das entidades governamentais em torno de questões de segurança para a realização da partida, a ter lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, pelas 18 horas locais.
Mesmo assim, Sidat apela à responsabilidade, tolerância e patriotismo de todos os moçambicanos.
“Caso este apelo não seja correspondido, o nosso país poderá ser sancionado pela CAF com uma derrota e uma multa pesada, em virtude de estarmos numa data FIFA e não poderemos, já, informar à CAF que o jogo tem de ser realizado fora de Moçambique, o que poderá comprometer a qualificação da nossa selecção”, alertou
Segundo o presidente da FMF, este é o momento de união entre os moçambicanos, pois os Mambas são a expressão máxima de futebol em Moçambique e, seguramente, um orgulho para toda a nação.
“Por isso, como entidade gestora de futebol, queremos reafirmar que estamos sensíveis e respeitamos a diversidade de ideias e opiniões. Acreditamos que os moçambicanos, de forma geral, saberão compreender este momento, pois, o futebol pode unir e promover a felicidade dos moçambicanos”, vincou.
Falando sobre a importância do jogo, Sidat recordou que Moçambique está prestes a viver mais um momento especial na história desportiva, porque a selecção nacional está a uma vitória de qualificação consecutiva para a fase final do CAN.
Os Mambas lideram o grupo de apuramento com oito pontos, os mesmos do Mali, o próximo adversário da série.
“Por outras palavras, neste momento, Moçambique depende de si para selar a qualificação”, disse Sidat, para quem a FMF tem acompanhado, com muita preocupação, a situação alarmante vivida, nas últimas semanas, na cidade de Maputo e no país, em geral, caracterizada, muitas vezes caracterizada pela destruição de bens públicos e privados.
Acrescentou que esta situação levantou a preocupação com a questão de segurança por parte da FMF e da Federação Maliana de Futebol, bem como da CAF.
Face a isso, disse acreditar que os moçambicanos tudo farão para que a partida que se avizinha se realize num ambiente de paz e harmonia.
(AIM)
dt/sg