
Presidente da República, Filipe Nyusi, com a Selecção Nacional de Futebol “Mambas”
Maputo, 15 Nov (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, pede aos moçambicanos para se deslocarem hoje (15) ao Estádio Nacional do Zimpeto para apoiarem massivamente a selecção nacional de futebol (Mambas), que jogam uma cartada decisiva para qualificação ao CAN 2025 do próximo ano.
O apelo de Nyusi surge numa altura em que os moçambicanos estão divididos se vão ou não apoiar a selecção, devido a onda de manifestações que acontecem em todo país para, alegadamente, contestarem os resultados eleitorais, sobretudo nas cidades de Maputo e Matola, locais considerado epicentro das reivindicações.
O Chefe do Estado, fez esse apelo hoje, em Maputo, à margem da cerimónia de encerramento do 11 curso do Estado-Maior Conjunto e 13 curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General” Armando Emílio Guebuza (ISEDEF), evento enquadrado no encerramento do ano lectivo 2024.
“Quero aproveitar este momento para convidar a todos moçambicanos para apoiarem hoje o nosso clube os Mambas. O sucesso da selecção não depende só dos jogadores, do Chiquinho Conde, depende sobretudo de todos nós”, disse Nyusi, pedindo a presença dos adeptos no Estádio Nacional do Zimpeto.
O PR estendeu o convite aos jovens que lideram manifestações, para que se façam ao estádio e desempenhem o seu papel como apoiantes dos Mambas, como selecção de todos os moçambicanos, independentemente das razões ou motivos que os levam à rua.
“Convidamos a todos os jovens, incluindo aqueles que neste momento estão a se preparar para fazerem confusão nas ruas”, vincou o Chefe do Estado.
Lembrou que, a Federação Moçambicana de Futebol, disponibilizou, a título gratuito, cerca de 12 mil bilhetes de ingresso ao Estádio Nacional do Zimpeto, para as Forças de Defesa e Segurança e não só, como forma de garantir que o jogo de hoje, que ocorre no meio de incertezas, possa ter um elevado número de espectadores.
Ainda hoje, o Presidente da República almoçou com a Selecção Nacional para dar moral necessário para uma jornada crucial para as aspirações do combinado nacional rumo ao CAN 2024, que a concretizar-se seria a segunda qualificação consecutiva na história, uma marca que os Mambas procuram alcançar.
Refira-se que várias vozes têm multiplicado os seus apelos para que a actual situação política, caracterizada por tensão pós-eleitoral, não tenha impacto no desporto, sobretudo no jogo de hoje, tendo em conta as sanções que o país incorre.
(AIM)
PC/sg