
Jacinto Januário Maguni para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique no Chile
Maputo, 27 Nov (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou Jacinto Januário Maguni para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique no Chile.
Em Despacho Presidencial separado, o Chefe do Estado nomeou Elias Jaime Zimba para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique na República Checa.
Um comunicado de imprensa da Presidência enviado hoje à AIM refere que Nyusi nomeou ambos diplomatas moçambicanos no uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição.
Maguni vai exercer o cargo com residência em Brasília, onde actualmente ocupa o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique no Brasil.
Zimba é igualmente Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique na Alemanha e passa a exercer o novo cargo com residência em Berlim.
Nomeado Embaixador de Moçambique no Brasil em Outubro de 2022, Maguni desempenhou cargo de conselheiro do país no Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e encarregado de Negócios na Embaixada de Moçambique no Eswathini.
Em 2022, Maguni substituiu Gamiliel Munguambe, que esteve no mesmo cargo em Brasília, desde 2018.
Enquanto que Zimba, que em 2015 ascendeu à categoria de embaixador, foi nomeado por Nyusi como embaixador de Moçambique na Alemanha em Dezembro de 2023.
Zimba exerceu anteriormente as funções de alto-comissário de Moçambique no Malawi.
(AIM)
AC/sg