Maputo, 28 Nov (AIM) – A Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) aprovou 1.026 projectos de investimento nacionais e estrangeiros, no valor de 7.648.024.463 de dólares, no período compreendido entre 2020 e terceiro trimestre do corrente ano.
Os projectos incluem Investimento Directo Nacional no valor de 1.524.644.134 de dólares e Investimento Directo Estrangeiro no valor de 3.439.810.248, sendo o valor remanescente correspondente a suprimentos e/ou empréstimos no montante de 2.683.570.081
“Ao valor do investimento aprovado acresce o montante de 1.070.627.569,72 resultante da aprovação de 391 adendas de aumento de investimento, perfazendo o investimento total de 8.718.652.033,79”, anunciou o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno na abertura do I Conselho Consultivo da APIEX.
O evento, de dois dias, decorre sob o lema “Promovendo o Investimento e as Exportações para a Dinamização do Crescimento Económico do País”, na cidade de Maputo.
No mesmo período, foram realizadas acções de monitoria a 829 projectos de investimento autorizados, de um total de 1.407 planificados para o quinquénio, tendo-se constatado que os projectos em implementação efectiva de actividades proporcionaram a criação de cerca de 7.566 postos de trabalho para nacionais.
Num outro desenvolvimento, Moreno afirma que o governo moçambicano projecta uma taxa de crescimento moderada do Produto Bruno Interno (PIB), na ordem de 4,3 por cento.
Segundo o ministro, esta taxa de crescimento poderá ultrapassar 13% a partir de 2027, impulsionada pela implementação de novos projectos de gás e petróleo na Bacia do Rovuma.
Para reduzir a forte dependência do investimento no gás natural liquefeito (GNL), e como forma de garantir a aceleração do crescimento do PIB, o governo tem estado a promover os sectores estratégicos definidos no seu Programa Quinquenal 2020-2024 para diversificar a economia.
Sobre as actividades que a APIEX se propõe a realizar no próximo ciclo de governação (2025-2029) destacam-se o aprimoramento das acções de marketing do país como destino preferencial do Investimento Directo Estrangeiro, promoção do Investimento Directo Nacional, monitoria e retenção de investimentos, bem como ligações empresariais entre os megaprojectos e as Pequenas e Médias Empresas nacionais;
A APIEX também se propõe a desenvolver acções proactivas de advocacia em prol dos investidores, visando a remoção das barreiras aos investimentos e a consequente melhoria do ambiente de negócios no país, através da elaboração de propostas de instrumentos regulamentares no domínio da facilitação do investimento e promoção das exportações.
Tenciona ainda promover a diversificação e incremento de exportações de produtos acabados e de valor acrescentado produzidos no país com base nas matérias-primas locais e assegurar a substituição das importações de produtos acabados sobretudo aqueles que são de maior consumo no mercado local.
Como desafios aponta a deterioração do investimento internacional no mundo, em desenvolvimento, bem como a necessidade da construção de infra-estruturas para satisfazer a procura interna e regional de energia, conectividade, transportes e serviços logísticos.
Os serviços referidos são necessários para desbloquear o potencial de crescimento de Moçambique baseado na exploração sustentável dos recursos naturais, desde terras aráveis, gás, rubi, carvão, ouro, grafite e outros.
(AIM)
MR/sg