
Maputo, 06 Dez (AIM) – Um acidente de viação, ocorrido na manhã desta sexta-feira (6), ao longo Estrada Nacional número um (EN1), matou 13 pessoas no distrito de Morrumbene, província meridional de Inhambane, em Moçambique.
Citando a Polícia da República de Moçambique (PRM), a Rádio Moçambique, emissora nacional também reporta a ocorrência de sete feridos, incluindo graves e ligeiros.
O acidente, do tipo choque frontal, envolveu uma viatura mini-bus de transporte de passageiros e um camião. Os feridos ligeiros foram levados ao Centro de Saúde do Morrumbene e os graves no Hospital Rural de Chicuque, na cidade da Maxixe.
A comandante distrital da PRM, em Morrumbene, Berta Soquisso aponta como causas prováveis do sinistro o excesso de velocidade e superlotação na mini-bus que, na altura do acidente transportava 21 pessoas.
Outra causa é o rebentamento do pneu da mini-bus que acabou saindo da sua faixa ara de seguida embater no camião que seguia no sentido contrário.
“É um acidente muito grave. Só de nós observarmos o local onde o acidente ocorreu, dá para perceber que em algum momento o camião estava sob excesso de velocidade. Porque da forma como aconteceu, podia ter havido um choque, mas os danos, conforme estamos avaliando, não teriam sido desta dimensão”, explicou.
Aproveitou a oportunidade para apelar aos automobilistas para que tomem as devidas precauções, conduzam com prudência, respeitem as regras de trânsito.
Se nós formos a respeitar as regras de trânsito, havemos de evitar muitas consequências na via pública.
(AIM)
sg