
Impacto do ciclone “Chido” em Moçambique. Imagem: Unicef
Maputo, 27 Dez (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu uma mensagem de solidariedade endereçada pelo homólogo da República Checa, Petr Pavel, na sequência da perda de vidas humanas e avultados danos materiais em consequência da passagem por Moçambique do ciclone “Chido” que fez mais de 100 obitos e 800 mil feridos.
Na mensagem, o Presidente Checo refere que ficou profundamente afectado pelas notícias sobre o ciclone devastador que causou muitas perdas de vidas humanas e enormes prejuízos materiais.
“Expresso as minhas mais profundas condolências às famílias daqueles que perderam seus entes queridos nesta catástrofe e desejo uma rápida recuperação a todos os feridos”, lê-se na mensagem do Presidente Petr Pavel.
O governante sublinha que “em nome do povo checo e no meu próprio, gostaria de lhe assegurar a si e aos seus cidadãos que estamos ao seu lado nestes momentos difíceis e que lhe desejamos toda força para lidar com as consequências desta catástrofe”.
O ciclone Chido entrou domingo (20) em Moçambique através de Mecúfi, com ventos que rondavam cerca de 260 quilómetros por hora, bem como chuvas fortes, cerca de 250 mm em 24 horas e trovoadas severas.
Mais tarde, o Chido afectou também as províncias de Nampula e Niassa, tendo atingido alguns pontos das províncias de Tete e Sofala. O ciclone Chido também destruiu infra-estruturas diversas, campos agrícolas e provocou erosão.
(AIM)
sg