
Maputo, 30 Dez (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou hoje uma mensagem de condolências ao Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, pelo falecimento quinta-feira (26) de Manmohan Singh, antigo Primeiro-Ministro daquele país asiático.
Na mensagem, enviada à AIM, Nyusi refere que durante o seu distinto mandato como 13º Primeiro-Ministro da República da Índia, Singh desempenhou um papel significativo na transformação económica do seu país, deixando um legado de desenvolvimento inclusivo que melhorou as vidas de muitas pessoas.
Singh, segundo Nyusi, sempre será recordado como um estadista visionário que trabalhou incansavelmente em prol da prosperidade e estabilidade dos indianos e do seu país.
“Estamos particularmente gratos pela sua contribuição valiosa no reforço das históricas relações de amizade, solidariedade e cooperação entre Moçambique e a Índia, que continuam a florescer em benefício mútuo das nossas duas Nações”, lê-se na mensagem.
“Neste momento de profundo pesar, em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de endereçar as nossas sentidas condolências ao Povo e ao Governo da República da Índia, sobretudo a família enlutada do Dr. Singh. Que encontrem console nas memórias de um líder cujo legado impactou a Índia e o mundo em geral”, refere.
O funeral de Estado de Singh, que morreu quinta-feira (26) aos 92 anos de idade, teve lugar sábado (28).
Considerado um dos arquitectos da liberalização económica do país no início da década de 1990, Singh liderou a Índia de 2004 a 2014.
Durante o seu primeiro mandato, supervisionou a ascensão económica de seu país, actualmente a terceira maior economia da Ásia.
(AIM)
Ac/sg