Gandhinagar (Índia), 09 Jan (AIM) – Moçambique e Índia renovaram hoje o compromisso de reforçar as relações de cooperação entre ambos os países, bem como os laços de amizade.
O compromisso foi expresso durante um encontro, à porta fechada, mantido na manhã de hoje (09) na cidade indiana de Gandhinagar entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu anfitrião, o Primeiro Ministro daquele país asiático, Narendra Modi.
O Presidente da República, que hoje iniciou uma viagem de quatro dias àquele país asiático, também vai participar na 10ª Edição da Cimeira Global de Gujarat, um evento que deverá contar com a presença de cerca de 50 empresários moçambicanos.
No encontro, os dois governantes passaram em revista a cooperação bilateral no domínio político, diplomático, económico e empresarial.
Citado pela Rádio Moçambique, emissora nacional, o vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, disse à imprensa que acompanha a visita de Nyusi à Índia que ambos os países fazem um balanço positivo das relações políticas e económicas.
Frisou que o encontro incidiu sobre “a necessidade do reforço, sobretudo na vertente económica e empresarial”.
Aliás, disse o vice-ministro, “O Presidente da República terá a oportunidade de falar na sessão de abertura da 10ª Edição da Cimeira Global de Gujarat.”
Também terá a oportunidade de participar no Fórum de Negócios Moçambique-Índia, que terá uma componente muito grande, a presença de tanto do sector empresarial de Moçambique como do sector empresarial da Índia.
Durante o Fórum, o Chefe de Estado vai apresentar as oportunidades existentes em Moçambique. No evento, os empresários de ambos os países terão a oportunidade de trocar impressões.
Na manhã de hoje, o estadista moçambicano também manteve um encontro de cortesia com o ministro de Estado de Gujarant, Bhupendrabhai Patel.
Em comunicado emitido pelo Gabinete do Primeiro-Ministro após o encontro, Modi é citado como tendo manifestado o seu forte compromisso em apoiar as prioridades de desenvolvimento de Moçambique.
“Ambos os líderes mantiveram discussões produtivas sobre formas de aprofundar os laços bilaterais, incluindo nas áreas de defesa, contra-terrorismo, energia, saúde, comércio e investimento, agricultura, segurança hídrica, mineração, capacitação e cooperação marítima”, diz o comunicado.
Modi sugeriu ainda que os dois países poderão trabalhar no sentido de melhorar as ligações aéreas para impulsionar as relações comerciais, culturais e interpessoais.
Durante a reunião, Nyusi agradeceu a Modi pela inclusão da União Africana (UA) no G-20.
Os dois líderes também discutiram questões relacionadas com a cooperação em fóruns multilaterais, incluindo as Nações Unidas.
Segundo o comunicado, o Presidente Nyusi também agradeceu à Índia pelos vários projectos de desenvolvimento e programas de capacitação, bem como pelo seu apoio na área da segurança marítima.
“Ambos os líderes concordaram em permanecer em contacto e manter o ritmo dos contactos políticos de alto nível entre os dois países”, lê-se no comunicado.
(AIM)
Sg/dt