
Jimmy Carter. Imagem Carter Centre
Maputo, 30 Dez (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo dos Estados Unidos da América, Joe Biden, na sequência da morte do antigo estadista daquele país, Jimmy Carter.
Um comunicado de imprensa da Presidência da República enviado hoje à AIM refere que é com tristeza que o Chefe do Estado moçambicano tomou conhecimento do falecimento de Jimmy Carter, o 39º Presidente dos EUA, por motivos de doença, aos 100 anos de idade.
“O Presidente Carter será sempre recordado pela contribuição assinalável no aprofundamento dos valores democráticos, estado de direito e promoção de igualdade de direitos em solo americano e noutras partes do mundo”, lê-se na mensagem.
Nyusi acrescenta que Carter colocou-se na vanguarda nas causas de paz, dignidade humana e eleições livres e justas. “A sua contribuição para a paz global valeu-lhe o prémio Nobel da Paz em 2022”.
“Ao chorarmos um estadista de grande estatura, que criou impacto na vida do povo nos Estados Unidos e não só, em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, endereço as nossas mais sentidas condolências à Vossa Excelência, ao Governo e ao Povo dos Estados Unidos, em particular à família enlutada do Presidente Jimmy Carter”, lê-se na nota.
“Que o seu legado inspire a todos nós na construção de um mundo melhor e que a sua alma descanse em paz eterna”, conclui Nyusi.
Carter morreu em sua casa em Plains, Georgia, de acordo com seu filho James E. Carter III, citado pela CNN.
Foi Presidente dos EUA entre 1977 e 1981. Democrata, Carter tornou-se o 39º presidente dos EUA, quando derrotou, por uma margem tangencial, o ex-Presidente Gerald R. Ford, em 1976.
Cumpriu um único mandato e foi derrotado pelo republicano Ronald Reagan, em 1980.
Em Fevereiro de 2023, o Carter Center disse que o ex-Presidente, após uma série de internamentos hospitalares e de ter sido tratado a uma forma agressiva de melanoma, com tumores que se espalharam para o fígado e o cérebro, interromperia o tratamento médico e iria ficar em casa a receber cuidados paliativos.
(AIM)
Ac/sg