
Cidadão detido quando tentava vender arma em Chimoio
Chimoio (Moçambique) 02 Jan (AIM) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve um indivíduo indiciado pelo crime de porte ilegal e venda de uma arma de pressão de ar do tipo carabina a um cidadão de nacionalidade chinesa.
O facto ocorreu quarta-feira (01) quando o suspeito, 46 anos, tentava comercializar a arma de tipo carabina de ar comprimido, com 5,5 milímetros, no bairro 03 de Fevereiro, na cidade de Chimoio.
O chefe de Departamento das Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, em Manica, Mouzinho Manasse confirma a detenção.
“O comprador, que é um cidadão de nacionalidade chinesa, viu que se tratava de um crime e denunciou a polícia. Foram encetadas buscas que culminaram com a detenção do indivíduo e a respectiva arma.
O suspeito, 46 anos, identificado apenas por Nando, confirma ser proprietário da arma e que pretendia vender para alguém que quisesse usá-la para caça ou mesmo segurança pessoal.
“É minha arma de caça. Tenho a arma há bastante tempo e quando saí do distrito de Manica para viver em Chimoio decidi vender. Não vejo mal nisso. Não tenho outra coisa a falar. O resto falarei na presença do meu advogado”, disse Nando.
Falando em conferência de imprensa na cidade de Chimoio, no balanço das ocorrências da festa de transição do ano 2024/25, Mouzinho Manasse disse que indivíduos desconhecidos atearam fogo à sede do partido Frelimo, na localidade de Muda-Serração, no distrito de Gondola e colocaram- se em fuga.
Presume-se que o incêndio tenha sido causado por membros de um partido político na sequência das manifestações pós-eleitorais que ocorreram no país.
Neste momento, segundo Mouzinho Manasse, a corporação está a trabalhar para localizar os indiciados e levá-los à barra da justiça para responderem pela prática deste crime.
“Accionamos todas as nossas linhas operativas com o objectivo de neutralizar estes indivíduos que têm estado a incendiar as sedes de partidos políticos. O que pretendemos é que os membros e simpatizantes de partidos políticos pautem pelo civismo. Não olhem para a violência como a única forma para resolver qualquer diferença política”, sublinhou Mouzinho Manasse.
Disse que durante a festa de passagem do ano 2024/ 25 a corporação registrou a ocorrência de um acidente de viação na Estrada Nacional número seis (EN6), que culminou com a morte de um cidadão que pretendia atravessar a via.
“A vítima foi declarada óbito no Hospital Provincial de Chimoio (HPC) após ser atropelada por uma viatura de transporte de passageiros na EN6”, tal como explicou Mouzinho Manasse.
“No entanto, a polícia faz um balanço positivo da transição do ano. A festa foi ordeira, embora tenhamos registado alguns focos de tentativa de perturbação da ordem e segurança pública. A polícia esteve prontamente no terreno e conseguiu repor a segurança na cidade de Chimoio e em toda a província de Manica, no geral”.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg