Maputo, 7 Jan (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou segunda-feira (6) no distrito de Matutuine, província de Maputo, que já está assegurado o financiamento para a construção de 12 hospitais distritais âmbito da iniciativa “Um Distrito, Um Hospital Distrital”.
As obras, para a construção dos hospitais referidos arrancam no presente ano.
“No âmbito da implementação desta iniciativa presidencial temos 12 hospitais distritais com financiamento assegurado, em Chimbonila, Mecanhelas, Ngauma (Niassa), Ribáuè (Nampula), Molumbo e Pebane (Zambézia), Chitima e Marara (Tete), Vanduzi (Manica) Limpopo (Gaza), Inhassoro (Inhambane) e Boane, (Maputo)”, disse Nyusi.
Com a implementação da iniciativa nota-se no país um crescimento dos índices de cobertura.
“Mas também verifica-se uma melhoria do indicador unidade sanitária, número de habitantes, uma unidade para 17.514 pessoas em 2019, agora uma para 16.393 pessoas, apesar do aumento populacional ” disse Nyusi.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda no mínimo uma unidade sanitária para 10 mil habitantes, a meta do governo de Moçambique é atingir o padrão internacional.
Relativamente a distância teórica até à unidade sanitária, houve uma queda de 12 quilómetros em 2019 para 10 quilómetros em 2023.
“Digo teórica porque não é linear, é uma questão média. Já estamos numa situação de 10 quilómetros, actualmente para ir à assistência, não para hospital distrital, mas para encontrar cuidados médicos ao nível do país, neste caso, o padrão da OMS é 8 para 10 quilómetros e menos de cinco quilómetros para as zonas urbanizadas”, disse Nyusi.
Sobre a implementação da iniciativa presidencial, referiu que em 2019, apenas 45 distritos dos 154 distritos do país possuíam hospitais distritais.
O Chefe do Estado, falava durante a inauguração do novo hospital distrital de Matutuine e entrega de uma ambulância.
“Entre o ano 2000 e 2019, portanto, em 20 anos quase, foram construídos 21 hospitais distritais no país, no entanto com a implementação da iniciativa Um Distrito, Um Hospital Distrital. Em 5 anos, desde 2019, entraram em funcionamento oito hospitais distritais, refiro-me a hospital requalificado e ampliado de Cuamba, sete construídos de raiz construídos em Mulevala, Machaze, Jangamo, Mulevala, Búzi, Machanga, Massinga, Bilene e este de Matutuine”, disse.
Para além dos 11 hospitais distritais construídos, estão em curso obras de requalificação de seis hospitais nos distritos de Larde, Meconta, Pebane, Marara e Moatize.
Informou que o governo também tenciona reconstruir o Hospital de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, que foi destruído por terroristas.
Nos distritos de Larde e Ribaue, ambas unidades sanitárias foram alvos de ataques.
Por seu turno, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, anunciou que o Ministério da Saúde (MISAU) irá levar a cabo a distribuição de uniformes para profissionais da saúde, um processo que irá abranger o país.
(AIM)
MR/sg