Maputo, 10 Jan (AIM) – O Governo moçambicano assegura que estão cridas todas as condições de segurança para a realização da cerimónia da investidura do novo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, eleito pelo escrutínio de 09 de Outubro último.
“Ontem (09) trabalhámos com o Ministério do Interior. Garantiram-nos que as questões de segurança estão devidamente acauteladas para receber todos os moçambicanos que quiserem se fazer ao local”, disse a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, em conferência de imprensa havida, esta sexta-feira (10), no âmbito da visita técnica à Praça da Independência, local que vai acolher o evento.
Na ocasião, a governante fez saber que foram enviados 2.500 convites para a investidura do novo Presidente da República, incluindo alguns chefes de Estados, para a Comunidade de Desenvolvimento d Africa Austral (SADC), para a União Africana (UA) e União Europeia aguarda pelas confirmações.
Realçou que a cerimónia de investidura do chefe do Estado “é uma cerimónia constitucionalmente pública, pelo que estão todos os moçambicanos convidados e as questões de segurança estão naturalmente devidamente acauteladas”.
Por isso, a asseverou que está tudo aposto para a investidura do quinto Presidente da República de Moçambique, cuja preparação teve início no dia 7 do corrente mês.
“Devo dizer que os preparativos da cerimónia iniciaram no passado dia 7 e prevê-se a finalização com os ensaios gerais no próximo dia 14.
Neste momento, estamos a bom ritmo e não há nada que diga que não vamos finalizar esta preparação”, disse.
(AIM)
SNN/sg