
Chimoio (Moçambique), 20 Jan (AIM) – Rosita Lubrino foi reeleita esta segunda-feira, na cidade de Chimoio, presidente da Assembleia Provincial de Manica, centro de Moçambique.
Lubrino, que amealhou 67 votos, foi reconduzida ao cargo, durante a primeira sessão extraordinária do órgão.
A eleição decorreu momentos depois da tomada de posse dos membros da Assembleia Provincial de Manica.
No quinquénio 2025/29, Rosita Lubrino vai cumprir o terceiro mandato na condução dos destinos da Assembleia Provincial de Manica.
Lubrino disputou o cargo com Domingos Alberto Soquere, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que conseguiu 13 votos.
Por sua vez, Horácio Cherene Simoco, do partido Frelimo, venceu o pleito para primeiro vice-presidente da Assembleia Provincial de Manica, com 66 votos válidos, e Salanimundilonga Domingos, da Renamo, para segundo vice-presidente do órgão deliberativo provincial, depois de conseguir 14 votos.
Participaram da primeira sessão extraordinária da Assembleia Provincial de Manica, um total de 80, dos 82 membros do órgão, 66 do partido Frelimo, nove da Renamo, e seis do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Os membros hoje (20) investidos são provenientes de partidos políticos mais votados nas últimas eleições gerais, presidenciais e das Assembleias províncias de 09 de Outubro passado.
No seu primeiro discurso, após a reeleição, Rosita Lubrino comprometeu-se a trabalhar para a melhoria das condições de vida da população.
“A nossa eleição é um sinal inequívoco de que estamos unidos num único objectivo que é servir a população. Portanto, conto com o envolvimento de todos os membros e a população no sucesso desta missão”, disse.
Acrescentou que “acreditamos estarem criadas todas as condições para que os trabalhos deste órgão deliberativo decorram sem grandes sobressaltos.”
Segundo a fonte, “temos três bancadas representadas. Não significa sermos adversários. Mas sim formamos uma equipa que vai trabalhar para assegurar condições condignas para os residentes desta província e do país, em geral.”
“Tudo faremos para que a Assembleia Provincial seja cada vez mais digna para o povo. Será uma casa de excelência para todos os residentes da província de Manica em obediência à Constituição da República,” prometeu.
Na sessão extraordinária, a membro da Assembleia e cabeça de lista do partido Frelimo, Francisca Domingos Tomás, renunciou ao seu mandato de membro da assembleia provincial para ocupar o cargo de governadora da província de Manica.
A cerimónia de tomada de posse dos membros da assembleia provincial decorreu num ambiente de paz e harmonia, mas sob fortes medidas de segurança.
(AIM)
NMmz