
Chimoio (Moçambique) 28 Jan (AIM) – Um menor perdeu a vida na segunda-feira (27), vítima de um crocodilo, quando tentava atravessar uma lagoa na zona de Sabeta, distrito de Tambara, província central de Manica, em Moçambique.
O ataque ocorreu quando o menor regressava da machamba na companhia de familiares. Ao chegar a referida lagoa, foi atacado por um crocodilo que o arrastou para o fundo do lago.
Um dos residentes de Sabeta contou que o menor, cuja identidade não foi possível apurar, aparentava ter 12 anos de idade e caminhava juntamente com alguns membros da sua família. Estava atrás e quando gritou, após o ataque, os familiares tentaram salvar a vítima, mas não conseguiram evitar o pior.
“Ouvimos os gritos e quando viramos para ver o que se passava, a criança já estava a ser arrastada pelo crocodilo e foi para o fundo da água. Tentamos procurar o corpo, mas não conseguimos encontrar”, explicou um residente de Sabeta, durante um breve contacto telefónico estabelecido com a AIM.
“Ainda estamos a tentar ver se encontramos o corpo. Nós acreditamos que já não têm vida porque vimos como ele sofreu ao ser atacado pelo crocodilo”, acrescentou.
O administrador de Tambara, Mário Pita Doa, advertiu, esta terça-feira (28), a população para ter muito cuidado nesta época do ano quando os rios e lagos estão a encher por causa da chuva.
“Quando estamos na época chuvosa, alguns cursos de água e lagos aumentam os caudais porque estão ao longo do rio Zambeze. Quando as descargas são maiores, temos tido estas situações em que alguns cursos próximos também recebem a água. Por vezes tem constituído um perigo para a população”, disse Mário Pita Doa.
“Procuramos o corpo da menor durante todo o dia de ontem (segunda-feira) e na manhã de hoje. Não foi possível achar o corpo. Encerramos as buscas porque acreditamos que tenha perdido a vida e o corpo desaparecido”.
A fonte apelou a população para evitar atravessar os rios e lagoas durante esta época chuvosa, pois, há muita movimentação de animais, sobretudo crocodilos.
“Nesta altura do ano, os caudais dos rios e os lagos enchem de água e facilitam a movimentação de animais. Por isso, é perigoso entrar nos rios ou lagoas.
O distrito de Tambara é atravessado pelo gigantesco rio Zambeze que delimita as províncias de Manica e Tete.
Devido à falta de fontes de abastecimento de água potável naquela região, a população tem recorrido a água do rio e lagoas para higiene pessoal e outras actividades diárias.
Só no ano passado, por exemplo pelo menos cinco pessoas perderam a vida e contraíram ferimentos graves e ligeiros vítimas de ataques de crocodilos ao longo das margens do rio Zambeze. Outras pessoas contraíram ferimentos e ficaram com deficiência permanente devido aos ataques.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg