
Maputo, 11 Fev (AIM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de uma precipitação significativa de 30 a 50 milímetros e esporadicamente mais de 50 milímetros em 24 horas, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas.
A persistência de precipitação atmosférica que afecta as regiões centro e sul de Moçambique, desde a madrugada desta terça-feira (11), irá ocorrer nas províncias centrais de Tete, nos distritos de Doa, Changara, Moatize, Marara, Cahora Bassa, Chiuta, Tsangano, Angónia, Macanga e cidade de Tete; em quase todos os distritos das províncias de Manica e Sofala; e em quase todos distritos das províncias de Gaza e Inhambane, na região sul.
“A província de Maputo continuará a registar chuvas intermitentes em regime moderado, esperando-se um abrandamento a partir da segunda metade desta quarta-feira (12)”, indica um comunicado do INAM recebido pela AIM.
Efectivamente, na cidade de Maputo já é notável a ocorrência de inundações urbanas, uma situação que desperta o cronico problema de falta de um sistema de escoamento das aguas das chuvas de uma forma mais eficiente.
A nota refere ainda que, por outro lado, a região norte do país continua sob influência da Zona de Convergência Intertropical que, apesar de temporariamente enfraquecida, poderá introduzir períodos de precipitação repentina e dispersa sobre esta região.
A instituição meteorológica recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança face às chuvas, trovoadas e rajadas de vento.
(AIM)
FG/sg