
Chuvas fortes destroem infra-estruturas em Manica
Chimoio (Moçambique) 19 Fev (AIM) – Está reposta, desde a tarde de terça-feira (18), a circulação de pessoas e bens ao longo da Estrada Regional 529, que liga os distritos de Guro e Tambara, na província de Manica, centro de Moçambique.
O trânsito havia sido interrompido na sequência da chuva intensa que caiu naquela região nos últimos dois dias.
As chuvas destruíram uma parte ponte sobre o rio Nhamacombe, na zona de Guro, deixando o distrito nortenho de Tambara isolado do resto da província por via terrestre.
O rio Nhamacombe é periódico e em algumas épocas do ano não tem condicionado a circulação de pessoas e bens naquele distrito.
Aquele curso de água só tem sido ameaça naquela rodovia em épocas caracterizadas por chuva intensa, à semelhança das das últimas semanas em toda a província de Manica.
A circulação de viaturas naquele troço esteve condicionada durante dois dias devido ao aumento do caudal do rio, uma situação que causou algumas dificuldades à população do distrito de Tambara.
Os comerciantes por exemplo, viram-se privados das suas actividades normais como o caso de transporte de mercadoria de e para o distrito Tambara.
A administradora do distrito do distrito de Guro, Angelina Nguiraze, disse a AIM esta quarta-feira (19) que já está assegurou estar restabelecida a circulação de pessoas e bens naquele troço ligando aquela região com o distrito de Tambara.
“Foram quase dois dias em que tivemos a interrupção de circulação de viaturas naquela estrada. As águas galgaram parte da ponte que destruiu uma parte da infra-estrutura. Tivemos uma rápida intervenção da Administração Nacional de Estradas (ANE) e a via já está transitável. As pessoas já podem circular sem nenhum problema” referiu Angelina Nguiraze.
“Decorre a monitoria dentro do distrito para aferir se existem outras zonas consideradas de perigo. A ideia é que seja feita a intervenção antes que aconteça um incidente similar. Este trabalho está sendo feito pelo governo distrital juntamente com as estruturas de nível provincial”.
Já o administrador do distrito de Tambara, Mário Pita Doa manifestou a sua satisfação pela chegada de viaturas com mercadoria diversa no distrito, depois de dois dias de interrupção.
“Podemos dizer que o problema está resolvido. Ficamos dois dias sem comunicação com o resto da província por via terrestre porque uma das pontes ficou submersa devido a chuva que caiu intensamente no distrito de Guro”, explicou Mário Pita Doa.
“A intervenção foi urgente por isso que não tivemos muitas dificuldades. Se o problema tivesse persistido teríamos uma situação de rotura de stock de alimentos no distrito. Mas graças a intervenção dos técnicos da ANE, conseguiram repor a circulação de pessoas e bens para o nosso distrito de Tambara”.
Nos últimos dias, a província de Manica tem sido assolada por chuvas intensas que já causaram a destruição de várias infra-estruturas públicas e privadas.
Na região centro e norte a província de Manica, renasce a esperança dos agricultores que acreditam numa boa produção agrícola.
Os resultados desta campanha agrária poderão ser diferentes da passada (2023/24), que foi caracterizada por escassez da chuva devido ao fenómeno El Nino.
Devido a seca e estiagem, extensas áreas com culturas diversas foram dadas como perdidas, um fenómeno que em algumas regiões causou o problema de insegurança alimentar.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg