
Presidente da República, Daniel Chapo, recebe em audiência embaixador dos EUA, Peter Vrooman
Maputo, 19 Fev (AIM) – O governo norte-americano assegura que vai manter o apoio aos projectos de carácter humanitário em curso em Moçambique.
O EUA também compromete-se a manter o apoio ao Plano de Emergência do Presidente dos EUA para a Luta contra a SIDA (PEPFAR). Criado em 2023, o PEPFAR presta assistência para combater a pandemia, com o objectivo de acabar com a SIDA até 2030.
O compromisso foi expresso hoje (19) em Maputo, pelo Embaixador dos EUA em Moçambique, Peter Vrooman, num breve contacto com a imprensa, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
“Temos isenções em alguns projectos que salvam vidas, ou seja, projectos do PEPFAR, os anti-retrovirais, mas também a logística para o sector de saúde e nós vamos continuar os nossos programas para salvar vidas de dois milhões de moçambicanos que têm HIV”, disse.
No início de Fevereiro corrente, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a suspensão temporária da Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (USAID) que é responsável por cerca de 40 por cento de toda a ajuda humanitária concedida no mundo inteiro.
Segundo Vrooman, o governo dos EUA tem programas de assistência humanitários em Moçambique, sendo por isso, que “estes continuam também, e nós trabalhamos com parceiros aqui, com o governo [de Moçambique] sector privado e também as ONGs [Organizações Não-Governamentais] para salvaguardar os programas de assistência humanitária
Desde 2004 que o governo dos EUA tem estado a trabalhar para garantir que Moçambique seja próspero, saudável, implementando o PEPFAR
Nos últimos 20 anos, o PEPFAR investiu mais de 5,2 mil milhões de dólares na resposta ao HIV e SIDA em Moçambique.
Até Setembro de 2023, cerca de 2,5 milhões de Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) estavam a receber tratamento, facto que permite com que continuem a viver uma vida normal e saudável, um dado que representa 85 por cento dos 2,5 milhões de PVHIV no país.
O PEPFAR concentra-se em prestar serviços de prevenção e tratamento do HIV de qualidade e centrados no paciente; reforçar a capacidade e resiliência das comunidades e sistemas de saúde para enfrentar a epidemia do HIV e outros desafios de saúde; e estabelecer parcerias para um maior impacto, partilha de encargos e sustentabilidade.
Em Moçambique, o PEPFAR apoia uma variedade de serviços através de parceiros de implementação clínicos e comunitários.
Os serviços incluem aconselhamento e testes, tratamento de HIV e Tuberculose para adultos e crianças, prevenção da transmissão do HIV de mãe para filho, apoio psicossocial, serviços laboratoriais e de saúde, farmácia e reforço do sistema de saúde.
(AIM)
Ac/sg