
Inundações em Maputo
Nampula (Moçambique), 13 Mar (AIM) – Os efeitos da passagem do ciclo “Jude”, pela nortenha província de Nampula, continuam a fazer-se sentir com algumas vias intransitáveis e o enchimento das albufeiras de suas três barragens.
Informações disponibilizadas pela Administração Regional de Águas do Norte, (ARA-NORTE) dão conta de que está interrompida a ligação rodoviária na ponte sobre o rio Meluli, em Nametil, vila sede do distrito de Mogovolas, em direcção ao vizinho distrito de Moma.
O mesmo acontece na estrada regional 694 que liga os distritos de Ribáuè e Lalaua, porque a ponte sobre o rio Mpuipui foi arrastada pela corrente das águas.
Há igualmente a confirmação da ARA-NORTE de inundações moderadas a altas em comunidades dos distritos de Larde e Angoche.
Entretanto, o rio Namutimbua, na estrada nacional número 13 (N13), subiu de nível e a sua ponte está submersa, próximo da cidade de Cuamba, no Niassa, e a consequência imediata foi o corte da transitabilidade com a vizinha Nampula.
Em relação às seis barragens sob jurisdição da ARA-NORTE, na zona norte, cinco atingiram praticamente o seu nível de encaixe máximo, (Nampula, Nacala, Mitucue, Chipempe e Mugica), com excepção da de Locumue, na cidade de Lichinga, com uma percentagem abaixo dos 30.
No Niassa, também está interrompido o tráfego entre os distritos de Maúa e Nipepe devido ao transbordo do rio Rurumwana.
A ARA-NORTE mantém os seus apelos para que as comunidades continuem a observar medidas de precaução evitando a travessia dos cursos de água e a circulação em áreas de risco de cheias e erosão.
Também apela para que se acompanhe as informações divulgadas por entidades competentes sobre o comportamento do tempo e das bacias hidrológicas.
(AIM)
Rosa Inguane/dt