
Maputo, 20 Mar (AIM) – A selecção moçambicana de futebol de Moçambique, derrotou hoje a congénere do Uganda por 3-1, em jogo a contar para a quinta e última jornada da primeira volta de apuramento para o Mundial da modalidade, cuja fase final terá lugar no México, Estados Unidos e Canadá, em 2026.
O jogo entre Moçambique e Uganda teve lugar no Cairo (Egipto), casa emprestada dos Mambas (nome guerreiro da selecção moçambicana), depois de o Estádio Nacional de Zimpeto, em Maputo, ter sido reprovado para acolher jogos sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), por não reunir condições favoráveis para este tipo de competições.
O jogo começou da melhor forma para os Mambas, que logo aos três minutos da partida abriram o marcador, por intermédio de Pepo, num pontapé de canto, executado com muita precisão.
Contudo, aos sete minutos, a selecção ugandesa empatou, na sequência de um livre.
Moçambique não demorou a desfazer o empate, pois, novamente Pepo, marcou o seu segundo golo na partida.
Já em tempo de compensação da primeira parte, Moçambique voltou a violar as redes ugandesas, desta feita pelo ponta de lança, Ratifo, numa assistência de Pepo.
Na segunda parte nada mudou no marcador, tendo o jogo terminado com a vitória importantíssima para Moçambique, que, no próximo dia 25 de Março corrente, defronta a Argélia, fora de portas, a única equipa que derrotou os Mambas nesta primeira volta de apuramento, em pleno Estádio Nacional do Zimpeto.
Com o resultado de hoje, Moçambique lidera com 12 pontos, seguido da Argélia com nove, Guiné Conakry e Uganda com seis e, na última posição, está a Somália, sem um único ponto.
Os outros dois jogos do grupo terão lugar na sexta-feira. O Botswana recebe a Argélia, enquanto a Guiné Conakry recebe o último classificado, Somália.
(AIM)
dt