
Município de Nampula e CocaCola promovem auto emprego.
Nampula, (Moçambique), 01 Abr (AIM) – O município da cidade de Nampula, o maior da zona norte de Moçambique, em colaboração com a multinacional Coca-Cola, agrupou 26 pessoas, entre mulheres e jovens, que, a partir desta segunda-feira, entram num programa de recolha e reciclagem de garrafas plásticas, em diferentes aterros sanitários destra urbe.
A entrega de kits com material de protecção individual e ferramentas para o transporte dos resíduos reciclados foram entregues, numa breve cerimónia nas instalações da Coca-Cola, na cidade Nampula que, segundo dados em actualização, alberga perto de um milhão de habitantes.
O vereador para área de financeira no Conselho Municipal de Nampula, Pereira Napuanha, que representou o edil, destacou a importância desta acção que disse ser uma oportunidade para promover o empreendedorismo e que a mesma deve ser aproveitada da melhor forma.
“O Conselho Municipal e a Coca-Cola acreditam no poder da capacitação e nos jovens. Foram escolhidos para participar neste programa porque acreditamos no vosso potencial para fazer a diferença nas vossas carreiras, comunidades e vidas. Esses certificados são mais do que um papel, simbolizam as habilidades e os conhecimentos adquiridos e que irão abrir portas para futuro”, destacou.
A directora de Relações Públicas da Coca-Cola, Neyde Pires disse esperar que este acto tenha um impacto real e positivo na vida das 26 mulheres e jovens.
“Representa uma porta aberta para novas oportunidades, um caminho para a geração de renda e para a construção de um futuro mais sustentável. A parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Nampula garantirá que os participantes aqui presentes tenham postos de trabalho nos aterros sanitários, permitindo que o conhecimento adquirido seja aplicado de forma prática e produtiva”, explicou.
Além disso, anotou “as garrafas PET recolhidas, serão adquiridas por meio do nosso parceiro de reciclagem baseado em Nampula assegurando que este ciclo de impacto positivo continue e se fortaleça”.
O programa em causa, segundo a fonte e uma extensão do que já acontece na provincia de Maputo desde 2022.
“Este programa é uma expansão da actividade iniciada em 2022, com a implementação do programa VEM – Valorização e Empoderamento da Mulher, em Maputo. Desde então, o VEM já formou directamente 200 mulheres, e usando o método comboio-formador atingimos mais de 10.000 pessoas proporcionando-lhes ferramentas e conhecimento para actuar na cadeia de reciclagem e melhorar a sua qualidade de vida”.
A multinacional Coca-Cola instalou-se em Moçambique há 31 anos e na província de Nampula em 2001.
(AIM) Rosa Inguane/sg