Maputo, 06 Abr (AIM) – As autoridades do distrito de Nangade, local onde vai acolher segunda-feira (07) a cerimónia de lançamento da Chama de Unidade na província de Cabo de Cabo Delgado, norte de Moçambique, asseguram estar tudo a postos para o evento.
Actualmente, os preparativos estão a 90 por cento. O secretário-permanente de Nangade, José Njaz, afirma que o evento está a ser preparado com rigor pois trata-se do regresso a Nangade.
“Até agora estamos nos 90 por cento, estamos nos últimos acertos”, diz Njaz, citado pela Rádio Moçambique.
No local, diversas equipas trabalham a todo o vapor, e reportam que deverão concluir as suas actividades o mais tardar até às 15h00 [hora de Moçambique] deste domingo.
O lançamento da Chama da Unidade surge no âmbito das celebrações dos 50 anos da independência nacional, que se comemora a 25 de Junho próximo.
O governo irá investir cerca de 30 milhões de meticais (469 mil dólares, ao câmbio do dia) para o transporte da tocha da Chama da Unidade.
A tocha da Chama da Unidade foi lançada pela primeira vez em 1975, pelo primeiro Presidente da República Popular de Moçambique, Samora Machel.
A Chama deverá percorrer todos distritos do país, de norte à sul, devendo terminar a 25 de Junho próximo, no Estádio da Machava, município da Matola, província meridional de Maputo.
(AIM)
Ac /sg