
Cidália Chaúque, nova Secretária-geral da OMM
Matola (Moçambique), 13 Abr (AIM) – A Organização da Mulher Moçambicana (OMM), elegeu hoje (12), Cidália Chaúque, para ocupar o cargo de Secretária-geral da organização, que assume o cargo em substituição de Mariazinha Niquice.
Niquice, no seu último discurso como secretária-geral da OMM, enalteceu o papel e o empenho da mulher moçambicana para o bem-estar da sociedade.
Cidália Chaúque já exerceu diversas funções e actividades ao longo da sua carreira, destacando-se as mais recentes, como administradora do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), e Ministra do Género, Criança e Assistência Social.
Anteriormente, Chaúque exerceu outras funções, destacando-se o desempenho na empresa Electricidade de Moçambique, delegação de Inhambane, entre 1992 e 1995; no Banco Comercial de Moçambique, entre 1995 e 1996.
Depois passou a trabalhar nas Águas de Moçambique, entre 1997 e 2009. Mais tarde, passou para a Direcção Provincial de Finanças em Inhambane, entre 2009 e 2012, quando foi indicada para Governadora da Província de Nampula, onde ficou até 2015.
Cidália Chaúque é membro do Partido Frelimo, pelo qual foi deputada da Assembleia da República de 1999 a 2012. Durante este período, foi membro da Comissão da Defesa e da Comissão Permanente do Conselho Consultivo naquele órgão de soberania.
Ela foi Secretária Nacional de Administração e Finanças da Organização da Juventude Moçambicana (OJM). Também fez parte do Conselho Provincial da Organização da Mulher Moçambicana (OMM).
Foi membro do Comité Central do Partido Frelimo, entre 2003 e 2008.No âmbito do processo eleitoral, em Fevereiro de 2019, e chefe adjunta da brigada central da Frelimo para a província de Cabo Delgado.
É membro da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, desde 2012.
(AIM)
NL/sg