
Maputo, 08 Jun (AIM) – A Frelimo, o partido no poder em Moçambique, a nível da cidade de Maputo, apela maior envolvimento da população nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, incentivando a participação em diversas actividades afins.
António Niquice, primeiro secretário da Frelimo, na capital moçambicana, disse que o envolvimento da população é um indicador de que esta é parte da solução dos problemas sociais, entre outros.
“Cada um fazendo a sua parte um dia por semana, um dia por mês, pegarmos uma enxada, capinarmos ao nosso redor, uma pá, um ancinho, fazermos uma limpezinha, isso ajuda”, afirmou Niquice.
A fonte falava no âmbito das jornadas de limpeza que decorreram, este sábado, nos sete distritos municipais da cidade de Maputo, no âmbito do Jubileu da Independência Nacional, que terá o seu pico a 25 de junho do corrente ano.
Niquice destacou que “nós somos neutros nesse processo de salubridade, então a nossa conduta, o nosso comportamento como munícipe vai também determinar a qualidade de vida do nosso município”.
Quanto a Chama da Unidade Nacional que já percorreu mais de metade do país, Niquice exortou aos munícipes para que “estejamos todos engajados nesse processo de recessão da tocha, da Chama da Unidade, da celebração do nosso jubileu”.
Niquice reconheceu haver muitos desafios pela frente, mas salientou que valeu a pena os jovens, homens e mulheres terem dado a sua mocidade, a sua vida.
“Estão aqui a testemunhar esta grande obra que é a independência política e, agora, vamos arregaçar as mangas para que a independência econômica seja de facto uma realidade”, ressaltou.
Por sua vez, o secretário do Comitê Central para a Mobilização, Trabalho Ideológico e Organizações Sociais da Frelimo, Gonçalves Jemusse, acredita que as acções vão reforçar o papel social que o partido exerce.
“É um comando que nós recebemos do Presidente Daniel Chapo, e nós já estamos a implementar. Na próxima semana, no dia 14, vai haver uma passeata. Vamos nos organizar, grupos de 20, 50 camaradas, vamos dando o nosso passeio nos bairros para mostrarmos mais uma vez a presença do nosso partido Frelimo e também aproveitamos para divulgar a imagem do nosso Presidente e também do nosso partido Frelimo em todos os bairros, em todas as províncias, em todas as cidades, e em todas as aldeias do nosso país”, avançou.
Salientou que tem havido exortações para o envolvimento de todos nas comemorações dos 50 anos, “porque todos somos moçambicanos e a independência nacional vem para todos nós, sem distinção da cor da pele, etnia, sexo e religião”.
Disse que todos têm a obrigação de comemorar os 50 anos, participando de todas as actividades para “exaltarmos a nossa moçambicanidade, exaltarmos a nossa unidade nacional”.
Segundo a fonte, o partido Frelimo pretende, com as acções de limpeza, reforçar os esforços para manter a cidade de Maputo limpa e saudável, contribuindo para o bem-estar dos cidadãos e para a preservação do ambiente”.
(AIM)
FG/mz