
Presidente da Republica, Daniel Chapo, recebe cartas credenciais da Primeira Comissária da Gâmbia em Moçambique, Fatoumata Jahumpa Ceesay
Maputo, 11 Jun (AIM)- O Presidente da República, Daniel Chapo, reafirmou hoje (11), em Maputo, o compromisso do país em continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Gâmbia.
Chapo, falava hoje (11), momentos após ter recebido no seu gabinete de trabalho cartas credenciais da primeira Comissária da República da Gâmbia em Moçambique, Fatoumata Jahumpa Ceesay, que terá a sua residência na cidade de Pretória, na África do Sul.
“A decisão de acreditar a primeira Alta Comissária em Moçambique, reflecte o desejo da Gâmbia de aprofundar os laços de amizade, solidariedade e cooperação que existem entre os nossos povos e governos “, disse.
Segundo o Chefe do Estado Moçambicano, Daniel Chapo, o exercício da missão diplomática de Fatoumata Ceesay, constitui uma oportunidade para exploração de novas áreas de colaboração que se adicionam as existentes.
“As novas relações a nível político, diplomático têm-se revelado excelentes ao longo destes anos. Vossa Excelência, inicia a sua missão em Moçambique em pleno ano de início de actividades do novo governo, o que representa um momento crucial para o fortalecimento de laços económicos e acontece num momento oportuno”, disse.
Informou que no presente ano, o país celebra no próximo dia 25 de Junho, os 50 anos de independência.
O governo moçambicano enaltece o apoio concedido pelo governo da República da Gâmbia, aquando da eleição de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e de outros fóruns internacionais em matérias de interesse comum.
Por outro lado, o governo está preocupado em seguir o plano regional, o recrudescimento dos conflitos militares no Sudão, no Médio Oriente, particularmente entre a Rússia e a Ucrânia com repercussões negativas, não só nos locais onde ocorrem, mas em todo mundo, incluindo Moçambique e Gâmbia.
(AIM)
MR/sg