
Assinatura do acordo entre a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento e multinacional, Eni
Maputo, 22 Jun (AIM) – A Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), assinou semana passada, em Maputo, um acordo para promover o desenvolvimento do sector privado na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O acordo prevê o lançamento de dois projectos que visam promover o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente no sector da economia azul no distrito do Ibo, uma área considerada estratégica, mas caracterizada por inúmeros desafios ambientais, socioeconómicos e humanitários.
Um dos projectos mais emblemáticos implementados pela AICS é o Desenvolvimento Sustentável e Integrado dos Recursos Marinhos e Costeiros, aprovado em 2024 e. orçado em 3,5 milhões de euros.
O referido projecto será implementado em Cabo Delgado, em paralelo com o projecto da multinacional italiana Eni, que visa valorizar o património natural e cultural, através da criação de um Ecomuseu e de campanhas de sensibilização ambiental para as comunidades locais.
Falando na cerimónia de assinatura do acordo, o director da Aics Maputo, Paolo Sertoli, garantiu que a Agência Italiana está a intensificar a sua colaboração com os sectores privados italiano e moçambicano na procura de soluções inovadoras e sustentáveis e na valorização do know-how empresarial e do Made in Italy.
“A colaboração entre a AICS e a Eni em Moçambique tem um percurso consolidado, caracterizado por reuniões periódicas nas quais temos trabalhado lado a lado para promover o desenvolvimento sustentável do país e definir prioridades comuns”, afirmou o director.
Para Sertoli, o acordo representa um passo importante e reforça a estrutura da parceria institucional em resposta ao quadro legal italiano, que estabelece as normas gerais para a cooperação internacional para o desenvolvimento e reconhece formalmente as empresas privadas como actores-chave na cooperação italiana.
Além da colaboração com a Eni, acrescentou Sertoli, que a AICS também colabora com empresas como a Carbosink, Newster e Novamont, trazendo a excelência das empresas italianas para iniciativas de desenvolvimento sustentável em Moçambique, garantindo a continuidade das iniciativas nos sectores da agricultura e desenvolvimento rural, educação e formação técnica e profissional, segurança alimentar e nutricional, saúde e educação comunitária.
(AIM)
Paulino Checo /sg