
: Presidente da República, Daniel Chapo, recebe embaixador cessante de Portugal acreditado em Moçambique, António Costa Mauro
Maputo, 24 Jun (AIM) – O Embaixador de Portugal acreditado em Moçambique, António Costa Mauro, afirma estar expectante no potencial que Moçambique dispõe para o progresso da sua economia e do desenvolvimento, apontando como factor determinante a sua população jovem.
Num breve contacto com a imprensa, minutos após um encontro de cortesia com o Presidente da República, Daniel Chapo, Moura disse que o governo deve apostar na formação e educação das crianças, adolescentes e jovens para efectivar seus programas, planos, estratégias e projectos.
O encontro serviu para Moura apresentar cumprimentos de despedida pelo facto de ter expirado o seu mandato em Moçambique. .
“Eu penso que Moçambique tem um grande futuro pela frente; e digo isto de forma muito franca porque basta olhar para a pirâmide etária em Moçambique; se há coisa que não falta em Moçambique é uma população jovem”, disse.
Moçambique, disse o diplomata português, “tem todas as condições para progredir, eu acredito muito que vai fazê-lo, desde que se invista mesmo na formação e na educação”.
Portugal, segundo Moura, está apto a incrementar cada vez mais na cooperação bilateral nas áreas importantes, incluindo na formação e educação.
Moura anotou que os moçambicanos são dinâmicos e investem no domínio das artes, ciências, e cultura.
Sobre o ambiente de negócios, Moçambique, de acordo com o embaixador, já está em condições favoráveis para alavancar a sua economia, sobretudo com Portugal, assim como continuar a promover a paz.
“Eu acredito muito que o ambiente de negócios já melhorou em Moçambique, e acredito que vai continuar a melhorar porque essa abertura de Moçambique ao exterior é essencial para Moçambique se afirmar como uma democracia e com uma economia de mercado, quer na região da África austral, quer a nível global”, disse.
Moura entregou as cartas credenciais ao ex-Presidente da República, Filipe Nyusi, em Março de 2021.
Em Moçambique vivem perto de 25 mil portugueses.
(AIM)
Ac/sg