
Porta-voz do Comando-geral da Polícia, Leonel Muchina, em conferência de imprensa
Maputo, 24 Jun (AIM) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou hoje (24) as medidas de segurança para a cerimónia das centrais dos 50 anos da independência nacional que terão lugar quarta-feira no Estádio da Machava.
A exortação feita hoje pelo porta-voz do Comando-geral da Polícia, Leonel Muchina, em conferência de imprensa.
“De forma a assegurar que a cerimónia decorra num ambiente ordeiro, tranquilo e seguro a PRM, na qualidade do órgão que garante a ordem e tranquilidade públicas, exorta à observância das medidas de segurança, tais como não portar objectos contundentes e cortantes como facas, lâminas, garrafas e pedras”, disse o porta-voz.
Muchina proibiu igualmente o porte de armas de fogo, mesmo para os casos em que o cidadão possui licença, reservando esse direito às Forças de Defesa e Segurança. A proibição é extensiva ao uso de objectos pirotécnicos e drones (objectos voadores não tripulados) não autorizados, a venda e consumo de bebidas alcoólicas no recinto do evento.
“Será interditada a entrada de pessoas no recinto das celebrações pessoas que se apresentarem manifestamente embriagadas ou sob efeito de substância psicotrópicas”, vincou.
Muchina apela à denúncia aos membros da PRM ou às Forças de Defesa e Segurança todos os actos que possam por em causa a ordem e segurança para uma intervenção pontual. “Esperamos que estas celebrações ocorram num ambiente de ordem e segurança”, salientou.
São esperados amanhã, no Estádio da Machava, mais de 40 mil pessoas, bem como a presença de mais de 30 Chefes de Estados de países amigos e antigos presidentes.
Hoje, decorre no Estádio da Machava o derradeiro ensaio geral que o momento será o desfile dos vários ramos das Forcas de Defesa de Moçambique, designadamente o exército, e vários ramos da polícia, nomeadamente, unidade de protecção de altas individualidades, unidade intervenção rápida (UIR), grupo de operações especiais (GOE), polícia de protecção (PP), entre outros.
Segundo o programa geral do evento, está previsto para a quarta-feira as 08h00s a deslocação do Chefe do Estado, Daniel Chapa e seus convidados especiais à Praça dos Heróis para a deposição de uma coroa de flores e por volta das 10h 00 Chapo chega ao Estádio da Machava, o epicentro do evento.
Para além do discurso do chefe do Estado, está previsto a intervenção da convidada de honra, Samia Suluhu Hassan, Presidente da Tanzânia, para além das mensagens do líder do segundo partido com assento no parlamento moçambicano, Albino Forquilha e do Governador da província de Maputo, Manuel Tule.
(AIM)
Paulino Checo/sg