
Presidente da Comissão de Gestão da LAM, Dane Kondic
Maputo, 30 Jun (AIM) – O Conselho de Administração da companhia aérea de bandeira nacional Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) afirma que o Presidente da Comissão de Gestão da LAM, Dane Kondic deverá, exercer as suas funções em regime de exclusividade.
A decisão foi tomada em reunião extraordinária havida domingo em Maputo.
“Foi convocada uma reunião extraordinária neste domingo, 29 de Junho de 2025, durante a qual o Conselho reafirmou que o exercício das funções de Presidente da Comissão de Gestão da LAM deve ocorrer em regime de exclusividade, assegurando total dedicação ao processo de reestruturação da companhia”, informa a LAM em comunicado de imprensa.
A decisão surge na sequência da nomeação de Dane Kondic, ao cargo de presidente não executivo do Conselho de Administração da companhia aérea Air Botswana, posição de natureza consultiva, exercida em regime de tempo parcial e sem atribuições executivas.
Apesar do cargo que Kondic ocupa na Air Botswana, ser de natureza não executiva, “o Conselho de Administração da LAM entendeu ser necessário avaliar os potenciais riscos de conflito de interesses, dado que ambas as companhias — LAM e Air Botswana — actuam no mercado regional, considerado um eixo estratégico para a expansão da transportadora moçambicana”.
Com a decisão, a LAM pretende assegurar que Dane Kondic tenha “total dedicação ao processo de reestruturação da companhia”, uma deliberação que, segundo o mesmo comunicado enviado a AIM, “foi acolhida com disponibilidade” pelo gestor, decorrendo, agora, conversações com Kondic “para viabilizar a implementação desta decisão, considerada essencial para a continuidade do exercício das suas funções à frente da Comissão de Gestão” escreve a LAM.
A empresa enfatiza, ainda, que a função de Presidente da Comissão de Gestão requer dedicação exclusiva e um compromisso pleno com os objectivos estratégicos da empresa e reafirma sua confiança para com Dane Kondic.
“Esta deliberação reflecte o entendimento do Conselho de que a função de Presidente da Comissão de Gestão da LAM exige dedicação exclusiva e um compromisso integral com os objectivos estratégicos da companhia, assegurando uma liderança focada, coesa e alinhada com as exigências do sector da aviação civil em Moçambique e na região.
O Conselho de Administração da LAM mantém a sua total confiança nas capacidades técnicas, estratégicas e de liderança do Sr. Dane Kondic, reconhecendo o seu papel fundamental no processo de recuperação e modernização da companhia” escreve a LAM.
(AIM)
XM/sg