
Secretário-Geral da OJM, Silva Fernando Livone, em conferência de imprensa. Foto de Carlos Júnior
Maputo, 02 Jul (AIM) – O Secretário-Geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Silva Livone, anunciou, esta quarta-feira (02), o perfil dos três candidatos ao cargo de Secretário-Geral (SG), a serem eleitos no VII Congresso a ter lugar nos dias 10 a 12 de Julho corrente, na cidade da Matola.
Concorrem ao cargo de SG, Constantino André, da província de Gaza, Baera Moreira, da Cidade de Maputo e Samson Chongo, de Tete.
Silva Livone, ocupa o cargo de SG desde 2022 e cessará, brevemente, após a sua recente nomeação para o cargo de Secretário de Estado da província do Niassa.
Na ocasião, Livone partilhou o perfil dos três candidatos, tendo dito que Constantino André, natural de Gaza, “é formado em diplomacia e relações internacionais no país e fez um curso de pós-graduação na República Popular da China.
“É um jovem que vem do movimento associativo juvenil, já há bastante tempo no Conselho Nacional da Juventude, bem como na OJM”, acrescentou.
Moreira, por seu turno, é finalista de licenciatura na Universidade Eduardo Mondlane, “é um jovem emergente, membro do Secretariado para a Área de Mobilização e Propaganda, porta-voz da OJM e ex-presidente do conselho distrital de Ka Mphumo.
Sobre o Samson Chongo, disse ser um jovem empreendedor, dedicado à causa da organização, onde é militante há vários anos.
Portanto, Livone considera que os três candidatos reúnem as condições necessária para ocupar o cargo de SG, no entanto, “cabe à Comissão Política decidir após análise, para além do perfil, os antecedentes criminais, as questões comportamentais, ideológicas, académicas, intelectuais, o nível de patriotismo, bem como a experiência de trabalho em organizações e missões juvenis”.
Ciente dos desafios enfrentados pela juventude, disse que serão abordados nesta conferência, dentre vários temas, a independência económica dos jovens, sublinhado a urgência na criação de oportunidade para este segmento populacional, “dentro da diversidade que o nosso país tem”.
A OJM afirma estar satisfeita com o desempenho do partido e do Governo, continuando a acreditar no incremento das oportunidades para os jovens.
Deverão participar no evento 1.250 jovens, destes 1.150 delegados e 100 convidados de todas as províncias, membros da Comissão Política da Frelimo, primeiros secretários dos Comités da Frelimo e os antigos presidentes do partido.
Espera-se ainda a presença de organizações juvenis internacionais, nomeadamente, a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA), a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANCYL), a Liga da Juventude Comunista da China (CYLC), e a ala jovem do partido político Chama Cha Mapinduzi (CCM) da Tanzânia (UVCCM).
(AIM)
NL/sg