Hospital Provincial da Matola
Maputo, 22 Jul (AIM) – As autoridades na província de Maputo, sul de Moçambique, acabam de criar uma equipa multissectorial para monitorar o atendimento aos utentes do Hospital Provincial da Matola (HPM).
A equipe, liderada pelo Secretário de Estado na província de Maputo, Henriques Bongece, integra também líderes comunitários e tem por objectivo aferir de perto as constantes denúncias de mau atendimento na maior unidade sanitária da província de Maputo.
Falando após a entrega de um aparelho de Raio X, Henriques Bonges apelou para que os funcionários contribuam com o seu desempenho para apagar da mente dos utentes a imagem de mau atendimento naquela unidade hospitalar.
Para o efeito, Bongece disse que o governo está a fazer tudo para a criação de melhores condições de trabalho em todas as unidades sanitárias.
“A comunidade queixa-se de mau atendimento e, na altura, dizia que havia roubo de crianças, mas esta situação já está a abrandar”, disse.
“Também convidamos um chefe da comunidade para integrar a nossa equipe para ver como podemos trabalhar juntos com as comunidades, porque este hospital foi construído aqui porque existe a comunidade e ela deve vir e ser bem atendida no hospital”, acrescentou.
A fonte salientou estarem a trabalhar com os enfermeiros, com os médicos, tendo efectuado visita os seus postos de trabalho para averiguar quais as suas condições de trabalho.
“Verificamos que alguns trabalham em situações difíceis sim, mas estão a fazer a sua parte. O trabalho era mesmo de monitoria tínhamos algumas informações que deveríamos transmitir ao funcionário do Estado, que servem também para assistir melhor a população”, avançou.
Vincou que, “tivemos alguns anos parados em relação a mudanças de carreira, promoções e progressões por causa da conjuntura do nosso país, mas agora o nosso governo está a trabalhar e já viu que é possível fazermos a retoma e esperamos que tudo possa correr bem”.
O governante referiu que a nível do Hospital Provincial da Matola não tinha máquina de Raio X mas “hoje viemos fazer a entrega, já está em funcionamento, a nossa comunidade já tem serviço de ponta”.
(AIM)
FG/sg
