
Maputo, 28 Jul (AIM) – O presidente da República e Comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Daniel Chapo, movimenta generais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e comissários da polícia (PRM).
Trata-se do major-general Messias André Niposso, promovido ao posto de tenente-general, passando a assumir o cargo de vice-chefe do estado-maior general das FADM.
Do brigadeiro André Rafael Mahunguane, promovido ao posto de major-general, e passa a assumir o cargo de comandante do ramo do exército das FADM.
O coronel Elias Paulo Mataruca, promovido ao posto de brigadeiro, passa ao cargo de director do Departamento de Logística no Estado-Maior General das FADM.
O coronel Pedro Rufino Chaúque, promovido a brigadeiro, passa para director do departamento de finanças no Estado-Maior General das FADM.
O coronel Tomás Francisco Mponha, promovido a brigadeiro, passando a exercer a função de chefe do Estado-Maior do ramo do Exército.
Um comunicado de imprensa da presidência enviado hoje à AIM diz que Chapo tomou a decisão no uso das competências que lhe são atribuídas pela Constituição da República.
Em despacho presidencial separado, o comandante-chefe das FDS nomeou Ezequiel Muianga, para o cargo de Inspector dasFADM, após ter exonerado Messias Niposso, do mesmo cargo.
Antes, Chapo exonerou Muianga do cargo de comandante do serviço cívico de Moçambique (SCM), uma actividade das FADM+ de carácter administrativo, assistencial, cultural e económico, e forma especialistas em cursos que incluem agropecuária, serralharia, electricidade, carpintaria, construção civil, mecânica, hotelaria, mineração.
Num outro dispositivo legal, Chapo nomeou Tiago Nampele como comandante do SCM. Nampele foi exonerado do cargo de comandante do ramo do Exército.
No entanto, Chapo promoveu à patente de Comissário da Migração, na classe de oficiais comissários, a superintendente-chefe da migração, Denise Afonso Zandamela, que passa para directora-geral adjunta da Migração.
Chapo promoveu igualmente, à patente de primeiros-adjunto, do Comissário da Migração, na classe de oficiais comissários, os superintendentes-chefe da migração, Elias Naissone; Flávia Eva Maziquimbe; Jorge Alexandre Bande; e Mário Elias.
Num outro dispositivo, o chefe de Estado promoveu nove oficiais com a patente de adjunto-comissário da polícia.
Trata-se de António Penicela; Crimildo Sendela de Abreu; Esperança Calisto; Joana da Glória Milice; Maria Cristina Nandja; Marinho Eliseu Muchanga; Rodrigues Nhiuane Cumbane; Yolanda da Graça Matusse; e Zeferino António zandamela.
A nota afirma que as promoções inserem-se no quadro do reconhecimento do mérito profissional, dedicação e sentido de missão demonstrados pelos oficiais, agora promovidos.
O acto visa reforçar a capacidade de liderança e comando ao mais alto nível da PRM, em prol da ordem, segurança pública e defesa dos interesses do estado e dos cidadãos.
(AIM)
AC/dt