Consumidor de drogas
Maputo, 28 Jul (AIM) – O Gabinete Provincial de Combate à Droga (GPCD), na província central de Sofala, encaminhou 40 adolescentes e jovens tóxico dependentes aos centros de reabilitação,
A maior parte dos jovens encontra-se em regime de internamento nas províncias de Nampula, Tete, Manica e Maputo (norte, centro e sul), devido ao consumo de cocaína, heroína e metanfetamina.
O director do GPCD, em Sofala, António Semente disse que alguns dos tóxico dependentes apresentam indícios de alguma perturbação mental.
Salientou que muitas vezes os usuários de drogas envolvem-se em roubos, prostituição desprotegida e acabam por contrair doenças de transmissão sexual incluindo o HIV/SIDA.
“Na verdade, na cidade da Beira estamos a ter um assunto com muita circulação da droga e está a nos preocupar, e preocupa não só o Gabinete Provincial de Combate a Droga, mas também preocupa a todo aquele que mora, que vive, que é membro da família na Beira, porque depois as consequências são graves”, disse Semente.
“Nós que somos pais e encarregados de educação, também devemos estar atentos a situações do consumo das drogas pelos nossos familiares e é simples tentar ver se o nosso filho está a consumir a droga ou não, porque ele muda bruscamente de comportamento, é um individuo que passa a comer mais do que comia antes, passa a ser mais sujo do que antes que se preocupava com a sua higiene individual, começa a chegar muito tarde, já passeia fora da hora”, vincou.
A fonte vincou que o indivíduo tóxico dependente tem noção que o consumo da droga é evitado e combatido em Moçambique e ele evita fazer isso à luz do dia e só tem que fazer a noite, “e todos nós temos que estar atentos”.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Gabinete Conta a Droga em Sofala referiu que mais de quatro mil jovens e adolescentes na província são tóxicos dependentes.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)
