
Jovens moçambicanas
Maputo, 12 Ago (AIM) – A juventude moçambicana constitui a força viva que carrega sonhos, energia e criatividade necessárias para transformar os desafios do país em oportunidades, diz o Presidente da República, Daniel Chapo.
Na sua mensagem dirigida aos jovens moçambicanos enviada à AIM, por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que se celebra hoje (12), Chapo destaca a importância desta camada social na construção de um futuro melhor para o país.
Para 2025, a efeméride celebra-se sob o lema “Acções Locais da Juventude para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e Além”.
O Chefe do Estado sublinha a presença e o dinamismo juvenil em cada escola, campo agrícola, empresa, comunidade, onde os jovens se mostram determinados a aprender, trabalhar, inovar e servir o país com dedicação.
Reafirma o compromisso do governo em reforçar as políticas públicas voltadas para a juventude, sobretudo guiadas pelo facto de que esta camada social constitui a agenda do Executivo e prioridade presidencial.
“O meu governo reconhece que investir na juventude significa investir no progresso sustentável da Nação”, assegura, enumerando como prioridades a promoção de uma educação de qualidade, formação profissional, acesso a emprego digno, empreendedorismo juvenil, inclusão digital, bem como a participação activa dos jovens na vida política, social e cultural.
Na mensagem, o governante apela aos jovens para que façam da paz, da unidade e da responsabilidade social pilares da sua actuação diária, lembrando que o futuro de Moçambique depende do seu “compromisso com os valores que nos unem e com o desenvolvimento que todos ambicionamos”.
O estadista incentiva ainda a juventude a manter uma postura activa e transformadora.
“Sejam inovadores, resilientes e solidários. Usem o vosso talento para criar soluções, gerar oportunidades e inspirar mudanças positivas. O vosso potencial é ilimitado e o vosso contributo é essencial para que possamos alcançar a independência económica e o bem-estar social que merecemos”, diz.
O tema destaca o papel único da juventude na tradução de ambições globais em realidades impulsionadas pela comunidade.
(AIM)
ac