Presidente da República, Daniel Chapo (esquerda), recebe Chave da Cidade de Maputo
Maputo, 29 Ago (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu hoje a Chave da Cidade de Maputo, que simboliza a porta sempre aberta do município de Maputo, e serve como matriz para que todas as portas se abram à sua passagem, na missão de administrar os destinos dos moçambicanos.
O acto teve lugar na Sala dos Grandes Actos do Conselho Municipal de Maputo, e dirigido pelo edil, Rasaque Manhique.
Pela primeira vez, Chapo efectua uma visita de trabalho à cidade de Maputo, desde que tomou posse, em Janeiro último, como o 5º Presidente da República.
Falando durante a cerimónia, Manhique vincou que a Chave da Cidade não edificará o mundo, mas sim restaurará a paz, liberdade e o bem-estar dos moçambicanos.
“Com a entrega da mais alta distinção do município de Maputo, a Chave da Cidade, congratulamo-nos por vos ter como um dos munícipes mais destacados de Maputo, formulando votos para que continue a conduzir o povo moçambicano para o progresso social que todos almejamos”, disse.
A Chave vai igualmente reedificar o amor de todos os moçambicanos pelo trabalho, disse Manhique, tendo frisado de seguida que o “VAMOS TRABALHAR”, um slogan de Chapo, sai pura e genuinamente da sua alma, e tornou-se, efectivamente, uma palavra de ordem, que impele os moçambicanos para o que mais precisam fazer para alcançar a almejada independência económica.
Descreveu o percurso do Chefe do Estado, afirmando que perpassou pelas funções mais importantes de gestão pública, designadamente: administrador de distrito, governador de província.
Chapo, segundo o edil de Maputo, evoluiu, também, para outros campos de interesse público como sejam, jornalismo, advocacia e docência, onde impulsionou a criação de oportunidades de emprego para jovens e articulou a instalação de maiores investimentos em benefício dos moçambicanos.
“Trata-se de uma personalidade que”, acrescentou Manhique, “tendo nascido numa família humilde, preocupou-se, desde cedo, com a justiça social e cultivou o espírito de irmandade e solidariedade. Por isso, a sua inquestionável dedicação à causa do seu povo e a sua verticalidade política o fazem merecedor de ocupar cargos de relevo a nível de diferentes governos de Moçambique”.
Por seu turno, Chapo agradeceu pela oferta da Chave, e afirmando que é sinal de reconhecimento, respeito e carinho que os membros da Assembleia Municipal e do Conselho Municipal decidiram entregar ao Chefe de Estado, que na verdade é o munícipe desta cidade.
Chapo afirmou que a posição de Maputo, capital política e administrativa de Moçambique, confere um estatuto especial e serve de cartão-de-visita, por isso assegura redobrar a atenção que Maputo merece como governo central.
“Ao recebermos a Chave da Cidade, reiteramos o compromisso de tudo fazer para que a nossa capital possa se afirmar continuamente, a sua singular arquitectura histórica e moderna, preservando a sua beleza natural pontuada pelas acácias e jacarandás”, disse.
A visita de trabalho de Chapo é de três dias.
(AIM)
ac
