
Nampula, Moçambique, 21 Set (AIM) – A Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Margarida Talapa, ofereceu, este sábado (20), cerca de sete toneladas de diversos produtos alimentares ao Hospital Central de Nampula, no Norte de Moçambique.
O donativo visa colmatar as necessidades da maior unidade sanitária da região Norte do país, contribuindo para a diversificação da dieta alimentar e para a melhoria da assistência prestada aos doentes, segundo uma nota do Gabinete de Imprensa da AR.
Ao proceder à entrega do donativo, Margarida Talapa sublinhou a importância da comunhão e da partilha com quem mais precisa de apoio, sublinhando que, “os donativos que hoje entregamos não são apenas produtos; são um abraço colectivo, uma forma de dizer: estamos convosco.”
A Presidente da AR encontra-se na Província de Nampula, sua terra natal, em visita privada e decidiu realizar esta acção solidária no Hospital Central de Nampula, onde confortou os doentes internados em diversas enfermarias, dialogou com os pacientes em consultas ambulatórios, interagiu com os familiares acompanhantes e ouviu os anseios dos médicos, enfermeiros, serventes e pessoal administrativo.
Margarida Talapa disse que o propósito humanitário, a vontade de transmitir uma palavra solidária, um gesto de carinho, moveu-a a visitar a maior unidade sanitária da região Norte de Moçambique e recebe doentes dos 23 distritos da província de Nampula e pacientes transferidos dos hospitais das províncias de Cabo Delgado e do Niassa.
“Viemos porque acreditamos na força da compaixão, no poder do cuidado e na urgência de estarmos mais próximos uns dos outros, sobretudo nos momentos difíceis. Sabemos que os desafios que enfrentam diariamente são imensos. Sabemos, também, que cada leito neste hospital carrega uma história e uma esperança. É neste espírito que nos mobilizamos para estar convosco, para vos ouvir e partilhar o pouco que conseguimos, através de entrega simbólica de donativos, compostos por produtos diversos que visam aliviar, mesmo que em pequena medida, algumas das necessidades sentidas por aqueles que aqui se encontram internados”, frisou Talapa.
Margarida Talapa reafirmou o compromisso da Assembleia da República de ser um espaço onde as vozes dos moçambicanos são ouvidas, respeitadas e defendidas, principalmente as vozes daqueles que mais precisam. Dirigiu uma palavra de apreço aos profissionais afectos ao Hospital Central de Nampula.
“Apesar das limitações em termos de recursos, este hospital tem sabido manter-se como referência nacional, graças à dedicação e ao profissionalismo da sua equipa. O vosso trabalho não é apenas técnico – é um exercício diário de humanismo, de amor ao próximo e de compromisso com o bem-estar colectivo.”
Como observou a Presidente da Assembleia da República, “o Hospital Central de Nampula é muito mais do que uma infraestrutura de saúde. É um símbolo de cuidado e de esperança para milhares de pessoas desta província e de toda a região norte do país.”
O Hospital Central de Nampula tem capacidade instalada para 563 camas, mas devido ao elevado número de doentes que procuram atendimento médico, a unidade sanitária permanece lotada.
(AIM)
DM/GIAR/dt