
Autocarro que caiu de uma ravina na África Sul para fazer 42 mortos
Limpopo (África do Sul), 13 Out (AIM) – Um autocarro despistou-se para de seguida cair em um aterro em uma passagem muito íngreme na província de Limpopo, norte da África do Sul, e causou a morte de pelo menos 42 pessoas e 49 feridos.
Segundo a Associated Press, o acidente aconteceu por volta das 18 horas de domingo [hora local] na estrada N1, perto da cidade de Louis Trichardt, cerca de 400 quilómetros a norte da capital, Pretória.
O Ministério sul-africano dos Transportes diz em um comunicado que as vítimas incluem sete crianças, 17 homens e 18 mulheres.
O comunicado afirma que seis pessoas ficaram gravemente feridas e outras 31 tiveram ferimentos graves e foram levadas para vários hospitais, e uma criança gravemente ferida foi levada de helicóptero para um hospital.
O governo provincial de Limpopo revela que o resgate continuou até a madrugada de domingo.
“O autocarro tinha como destino o Zimbabwe e transportava zimbabweanos e malawianos, que estavam de regresso aos seus países de origem”, diz o comunicado, que sublinha que as causas do acidente ainda não são conhecidas.
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apresentou “as suas profundas condolências às nações do Zimbabwe e do Malawi, que perderam compatriotas”.
“Esta tristeza é agravada pelo facto de este incidente ter ocorrido durante o nosso mês anual do transporte, em que prestamos especial atenção à importância da segurança nas nossas estradas”, vinca Ramaphosa.
No ano passado, 45 pessoas morreram num acidente de autocarro na mesma província de Limpopo, quando o veículo em que seguiam saiu de uma ponte e caiu num barranco, e uma menina de oito anos foi a única sobrevivente.
O autocarro transportava principalmente cidadãos do Botswana, que viajavam para um serviço de Páscoa na África do Sul.
(AIM)
AP / ac