Maputo, 09 Nov (AIM) – A presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento de Moçambique, Margarida Talapa, efectua a partir deste domingo (9) uma visita de trabalho à Angola, onde irá participar, em representação do Chefe do Estado, Daniel Chapo, nas cerimónias comemorativas dos 50 anos da Independência de Angola, efeméride que se assinala segunda-feira (11).
Um comunicado de imprensa da AR enviado ainda este domingo à AIM refere que a anteceder as festividades da Independência de Angola, Talapa irá, na qualidade de presidente em exercício da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), conferir posse a Atanásio Chacanane, secretário permanente da organização lusófona.
Chacanana foi designado, para o cargo, durante a realização, em meados de Julho último, na cidade de Maputo, da XIV AP-CPLP.
Quadro de direcção do Secretariado-Geral da AR, Chacanana assumirá as funções de secretário permanente da AP-CPLP por um período de dois anos.
A independência de Angola foi proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo primeiro presidente do MPLA, Agostinho Neto, depois de séculos de colonização portuguesa.
Nesta deslocação à Angola, a presidente do parlamento moçambicano faz -se acompanhar pelos deputados Aires Ali, da bancada da Frelimo, partido no poder, e chefe do Grupo Nacional junto do Parlamento Pan-Africano, e Marta Zalimba, também da Frelimo, e presidente do Gabinete da Mulher Parlamentar.
Margarida Talapa faz-se também acompanhar pelos deputados e porta-vozes das bancadas do Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), o maior partido da oposição, Ivandro Massingue; da Renamo, o segundo da oposição, Arnaldo Chalaua, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Leonor de Sousa, bem como pelo secretário-geral da AR, António Mahumane, entre outros quadros.
(AIM)
Ac/mz
