Tomada de posse de Atanásio Chacanane para o cargo de secretário permanente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) e Isabel Pereira para secretária permanente-adjunta
Maputo, 10 Nov (AIM) – A presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) Margarida Talapa, empossou o moçambicano Atanásio Chacanane para o cargo de secretário permanente da organização e a angolana Isabel Pereira como e secretária permanente-adjunta.
Ambos tomaram posse hoje (10) em Luanda, capital de Angola e sede da AP-CPLP, acto dirigido por Talapa, que igualmente é presidente da Assembleia da República de Moçambique (AR) e que desde domingo (9) se encontra naquele país a efectuar uma visita de trabalho.
Chacanane e Pereira foram designados para as funções, em Julho último, durante a realização da 14ª AP-CPLP, que teve lugar em Maputo.
Um comunicado de imprensa da Assembleia da República de Moçambique (AR) enviado à AIM refere que Chacanane ocupa o cargo pela primeira vez, enquanto Isabel Pereira transita da direcção cessante.
A agenda da presidente da AR também inclui a participação nas cerimónias alusivas aos 50 anos da independência nacional de Angola, que se assinala terça-feira (11), em representação do Chefe do Estado moçambicano, Daniel Chapo.
A posse de ambos foi, igualmente, testemunhada pela presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, que assume a vice-presidência da AP-CPLP.
Discursando durante a cerimónia, Talapa lembrou aos empossados que o mundo vive tempos desafiantes, que exigem coragem e inovação, por conseguinte, os povos da lusofonia almejam soluções concretas para a paz, prosperidade e justiça social.
“Por isso, precisamos tornar a nossa Assembleia Parlamentar mais próxima das pessoas, mais aberta à juventude, mais comprometida com a igualdade de género e mais ousada nas soluções que propõe. Assim, mais do que empossar o corpo directivo do Secretariado Permanente, hoje, renovamos a promessa de continuar a caminhar juntos, para a construção da Assembleia Parlamentar da CPLP com que sonhamos”, vinca.
Como presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP, Talapa reafirma o compromisso em reforçar a vitalidade e visibilidade organização e fortalecer o desenvolvimento institucional, e alinhada aos objectivos da Comunidade lusófona.
Talapa destaca as qualidades profissionais e humanas de Chacanane, actual director do Gabinete Técnico da AR.
“O secretário permanente que hoje empossamos, o Dr. Atanásio Pedro Chacanane é jurista de formação, com longos anos de experiência no sector público. Destaca-se pelo seu profundo conhecimento das dinâmicas legislativas, pela sua elevada competência técnica, integridade profissional e capacidade de liderança.
A presidente da AP-CPLP enaltece a reconhecida confiança de Isabel Pereira, reconduzida ao cargo de secretária permanente da AP-CPLP, afirmando que a sua actuação exemplar tem contribuído para garantir a coerência e a continuidade administrativa dos actos do Secretariado Permanente, assegurando que as orientações políticas se traduzam em acções concretas e eficazes.
“No mesmo espírito, conferimos posse a doutora Isabel Graciete da Silva Pereira, secretária permanente-adjunta, reconduzida às funções que ocupa desde Julho de 2019”, diz
A AP-CPLP congrega os órgãos legislativos dos nove Estados falantes da língua portuguesa, nomeadamente, Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
(AIM)
Ac /sg
