Maputo, 23 de Nov (AIM) – O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou na desta deste domingo (23), em Maputo, capital de Moçambique, para uma visita de um dia.
Com uma agenda curta e apertada, Lula desloca-se ao país a convite do seu homólogo moçambicano, Daniel Chapo, com quem deverá manter um encontro e reunir-se com empresários.
O primeiro compromisso no país é uma reunião bilateral com o Presidente Daniel Chapo, no Palácio da Ponta Vermelha.
De acordo com o departamento de comunicação do Presidente brasileiro, os dois estadistas realizarão uma reunião alargada com ministros, após a qual assinarão acordos de cooperação entre os dois governos.
Em 25 de Junho de 2025, Moçambique completou 50 anos de independência, coincidindo com os 50 anos de relações diplomáticas com o Brasil.
O Chefe de Estado brasileiro participará ainda num fórum empresarial e, por fim, espera-se que receba o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo, segundo uma nota de imprensa do Governo brasileiro.
De referir que, antes de viajar para Moçambique, Lula da Silva esteve em Joanesburgo, África do Sul, para a Cimeira do G20.
Durante o evento, que se realiza pela primeira vez em solo africano, o estadista brasileiro afirmou que os países em desenvolvimento que detêm grandes reservas de minerais críticos não devem limitar-se ao papel de meros exportadores.
Segundo Lula, o que está em causa não é apenas a posse desses recursos, mas quem controla o conhecimento e o valor agregado que deles advêm.
(AIM)
Paulino Checo
