Chefe da Bancada Parlamentar da Frelimo, Feliz Sílvia
Maputo, 19 Dez (AIM) – A bancada da Frelimo na Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, augura que a 10ª Legislatura, que deverá decorrer até 2030, seja pautada por elevados padrões de contraditório, respeito institucional, diálogo construtivo e elevação política, colocando sempre o interesse nacional acima das divergências partidárias.
Falando hoje, em Maputo, durante a cerimónia de encerramento da 2ª sessão ordinária da AR, o chefe da bancada da Frelimo, partido no poder, Feliz Sílvia, assegurou que a busca de soluções comuns para os problemas do país continuará a ser uma prioridade e um guia para a construção de consensos no parlamento.
“Quando, sem protagonismos, nos abraçamos para servir a causa do povo, saímos todos fortalecidos e melhoramos a qualidade da nossa democracia”, disse.
Feliz Sílvia afirmou estar convicto de que os contributos resultantes do diálogo entre as chefias das bancadas da oposição reforçam a tolerância, a pluralidade de ideias e a qualidade do debate parlamentar, factores que, segundo disse, contribuem para a consolidação da democracia parlamentar.
“Em nome da bancada da Frelimo, reconhecemos e saudamos a abertura, a postura democrática e o sentido de responsabilidade dos chefes das bancadas da Renamo, o segundo partido da oposição, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o terceiro, e do PODEMOS, o maior partido da oposição, por terem acatado os nossos apelos e convites para um diálogo cada vez mais construtivo”, vincou.
Segundo o chefe da bancada da Frelimo, a articulação mantida com as restantes bancadas parlamentares permitiu encontrar pontos de convergência e viabilizar a aprovação de legislação relevante, demonstrando que, quando o interesse nacional prevalece, é possível ultrapassar diferenças partidárias.
Feliz Sílvia referiu ainda que, ao longo da sessão que termina hoje, a bancada da Frelimo procurou reafirmar uma postura assente na premissa de que “temos de fazer diferente para alcançar resultados diferentes”, com maior foco em resultados concretos, tanto nos debates em plenário como no trabalho desenvolvido nas nove comissões de especialidade da AR.
A bancada da Frelimo apostou, igualmente, na melhoria da qualidade da intervenção parlamentar, no reforço do estudo dos diplomas legais e na escuta activa das preocupações apresentadas pelos eleitores.
Feliz Sílvia reconheceu a responsabilidade inerente ao mandato de um deputado da AR, apontando a maturidade, a seriedade, o patriotismo e o elevado sentido ético como atributos essenciais de um parlamentar.
“Nós fomos eleitos para representar o povo, que confiou em nós e depositou o seu voto nas urnas para resolvermos os seus problemas”, disse.
A 2ª sessão ordinária da Assembleia da República teve a duração de 43 dias.
(AIM)
AC/sg
