Tubarão
Maputo, 31 Dez (AIM) – Um pescador morreu; na terça-feira (30), após ser atacado por um tubarão durante a pesca nas águas marinhas do distrito de Vilanculos, na província meridional de Inhambane, em Moçambique.
Segundo relatos de testemunhas, apurados pela Rádio Moçambique, emissora nacional, a vítima encontrava-se submersa, na companhia de outros mergulhadores, quando foi surpreendida pelo animal.
O tubarão atingiu partes vitais do corpo da vítima, provocando ferimentos graves que resultaram em morte quase imediata, apesar de tentativas de socorro por parte dos companheiros.
Face à ameaça instalada, as autoridades marítimas em Vilanculos interditaram temporariamente o mergulho e o banho nas águas locais, por suspeita de uma maior circulação de tubarões ao longo da costa. Segundo as autoridades, estas espécies encontram-se no período de desova, fase em que se tornam mais territoriais e agressivas.
O delegado marítimo em Vilanculos, Amido Alifo, confirmou que o caso está a ser tratado como prioridade de segurança pública, tendo sido criada uma comissão multissectorial para monitorar a situação.
As autoridades apelam aos utentes do mar, incluindo pescadores e banhistas, para que respeitem a interdição, de modo a evitar novos ataques.
“Apelamos à máxima prudência por parte das comunidades costeiras, dos banhistas, dos pescadores artesanais e demais utentes que frequentam a baía de Vilanculos”, disse.
“Como medida preventiva, suspendemos temporariamente o banho nesta baía para salvaguardar vidas humanas. Continuaremos a monitorar a situação e apelamos à colaboração da população, recomendando que qualquer ocorrência ou avistamento suspeito seja prontamente comunicado às entidades competentes”, acrescentou.
(AIM)
FG/sg
