Cabanas onde vivem os garimpeiros na mina Seis Carros. Foto Nestor Magado
Chimoio (Moçambique), 16 Jan (AIM) – Três garimpeiros, incluindo um cidadão sul-africano e dois moçambicanos, perderam a vida por asfixia na madrugada de quinta-feira (15), na mina de ouro “Seis Carros”, localizada no distrito de Vanduzi, província de Manica, centro de Moçambique.
As vítimas, com idades compreendidas entre os 25 e os 55 anos, terão morrido por inalação de monóxido de carbono enquanto dormiam no interior de uma cabana improvisada, onde se encontravam um fogão aceso e um gerador de energia em funcionamento.
Segundo uma fonte que falou à reportagem da AIM, o fogo foi aceso para combater o frio durante a noite chuvosa. “Eles acenderam fogo durante a noite e acabaram por adormecer. A cabana é feita de plástico e acreditamos que tenham inalado monóxido de carbono, o que provocou a morte”, explicou Rezik Aly Setimane.
De acordo com a mesma fonte, no total encontravam-se quatro pessoas no interior da cabana. “Eram quatro pessoas. Uma foi socorrida e levada para o Hospital Distrital de Vanduzi. Duas das vítimas mortais são naturais da província da Zambézia e a outra é um cidadão sul-africano, residente na cidade de Maputo”, disse.
Rezik Setimane acrescentou que, durante a noite, o grupo ligou um gerador para produzir energia eléctrica, utilizada para bombear água acumulada no interior da mina. “Colocaram o gerador dentro da cabana, juntamente com o fogão e um ‘dragão’ aceso para combater os mosquitos. Pensamos que tenham morrido por falta de oxigénio”, afirmou.
Os corpos das vítimas foram removidos na manhã desta sexta-feira para a morgue do Hospital Distrital de Vanduzi. Fonte daquela unidade sanitária confirmou à AIM que o quarto garimpeiro encontra-se fora de perigo de vida.
Nos últimos dias, tem sido recorrente o registo de mortes de garimpeiros artesanais na mina de Seis Carros. Na semana passada, cinco pessoas perderam a vida e três ficaram feridas na sequência do desabamento de uma mina de ouro no mesmo local.
Dois dias depois, as equipas de resgate localizaram mais três corpos no interior de outra mina, elevando para oito o número de vítimas, das quais cinco mortais e três feridos.
Na mina de Seis Carros operam milhares de pessoas, na sua maioria jovens de várias nacionalidades, envolvidas na exploração ilegal de ouro.
Entretanto, na manhã de quinta-feira (15), o ministro da Defesa Nacional e chefe da Comissão Interministerial de Fiscalização da Actividade Mineira na província de Manica, Cristóvão Chume, efectuou uma visita ao local.
Durante a visita, Cristóvão Chume observou algumas covas e manteve contactos com grupos de garimpeiros organizados em cooperativas e outros em regime individual, tendo destacado a importância de uma exploração mineira sustentável, que não coloque em risco a vida humana.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg
