Maputo, Moçambique (AIM) – Os Emirados Árabes Unidos (EAU) manifestaram solidariedade para com o Governo e o povo moçambicano na sequência das cheias provocadas pelas fortes chuvas que assolam várias regiões do país, causando mortes, feridos e avultados prejuízos materiais.
A mensagem de condolências foi enviada à Agência de Informação de Moçambique (AIM) pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Maputo, expressando o posicionamento oficial do Governo dos EAU.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros dos EAU expressou as suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas mortais e solidarizou-se com o Governo e o povo de Moçambique face à tragédia resultante das cheias.
O documento sublinha ainda os votos de rápida recuperação aos feridos e reafirma o apoio moral do povo dos Emirados Arabes Unidos, neste momento difícil.
Desde o início da época chuvosa e ciclónica, em Outubro de 2025, as chuvas intensas e as inundações já causaram pelo menos 112 mortos, 99 feridos e afectaram mais de 700 mil pessoas em todo o território nacional, com maior incidência nas províncias de Maputo e Gaza.
Dados oficiais indicam que, desde 1 de Outubro de 2025, foram contabilizados 112 óbitos, 86 feridos e cerca de 121.688 pessoas afectadas, correspondentes a 24.205 famílias.
Segundo o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), as descargas atmosféricas constituem a principal causa de morte associada às chuvas, com 49 casos, representando 53,3 por cento do total. Seguem-se os afogamentos, a cólera e outras causas, como desabamento de infra-estruturas, electrocussão e quedas em cursos de água. A cólera provocou, até ao momento, 26 mortes, num total de 1.784 casos registados.
As províncias de Nampula e Sofala lideram o número de óbitos, seguidas por Manica e Tete, estando ainda por contabilizar as vítimas mortais das províncias de Maputo e Gaza, na região sul.
Os danos materiais são igualmente significativos, com milhares de casas destruídas ou inundadas, escolas danificadas, culturas agrícolas perdidas e extensas infra-estruturas rodoviárias afectadas.
Refira-se que as relações diplomáticas entre Moçambique e os Emirados Árabes Unidos, atravessam uma fase positiva, reforçada pela recente visita do Presidente da República, Daniel Chapo aos EAU, onde foram firmadas várias parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento do país.
(AIM)
Paulino Checo
