Maputo, 30 Jan (AIM) — A Polícia Judiciária de Portugal (PJ) confirma que a morte do administrador financeiro do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), Pedro Ferraz Reis, foi resultado de suicídio, de acordo com conclusões avançadas pelo Serviço moçambicano de Investigação Criminal (SERNIC).
O desfecho foi anunciado pelo inspector-chefe da PJ, Santos Martins, durante conferência de imprensa conjunta com o director-geral do SERNIC, Ilídio Miguel, realizada sexta-feira (30) em Maputo, destinada a apresentar as averiguações efectuadas no local do crime.
Pedro Ferraz Reis foi encontrado morto na segunda-feira (19), numa casa de banho pública do Hotel Polana, em Maputo. Após diligências iniciais, o SERNIC concluiu tratar-se de um suicídio, mas a PJ deslocou-se à cidade para reforçar a investigação no âmbito da cooperação entre as duas instituições criminalísticas.
“As conclusões conjuntamente alcançadas pelo SERNIC, pelo Serviço de Medicina Legal do Hospital Central de Maputo, pela Polícia Judiciária de Portugal e pelo Instituto Nacional de Medicina Legal de Portugal, apontando de forma fundamentada para uma causa de morte suicida”, disse Martins.
Segundo o inspector-chefe, os resultados foram obtidos através de um esforço técnico e científico rigoroso, assente na análise exaustiva de prova, permitindo esclarecer os factos e contribuir para a realização da justiça.
O trabalho de cooperação técnica e operacional desenvolvido em Moçambique, de acordo com Martins, constitui um exemplo da colaboração institucional que norteia as relações entre SERNIC e PJ.
“Estamos certos que podemos continuar a contar com ela [SERNIC] sempre que for necessário”, acrescentou.
Por seu turno, Ilídio Miguel explicou que o Laboratório Central de Criminalística do SERNIC realizou exames toxicológicos das substâncias encontradas, sobretudo no estômago do malogrado, identificando substâncias nocivas à saúde.
“Portanto, o Ratex foi encontrado”, disse, acrescentando que “o nosso Laboratório de Criminalística realizou igualmente exames de ADN [Ácido DesoxirriboNucléico] e concluiu não ter encontrado perfis distintos do malogrado, sobretudo na arma branca, no punho da faca”.
Miguel destacou que a PJ avaliou que o corpo não apresentava ferimentos nas costas nem lesões de defesa. “Esta conclusão já constava do relatório da autópsia que o SERNIC requisitou na Medicina Legal”, vincou.
O BCI tem capitais do grupo português Caixa Geral de Depósitos e do Banco Português de Investimento.
(AIM)
AC /sg
