
Cristiana Langa, directora executiva da PACO, falando à AIM
Maputo, 25 Ago (AIM) – Pelo menos cinco mil mulheres poderão ser formadas e empoderadas em matérias de Conteúdo Local, durante um período de cinco anos, para facilitar a sua ligação com os grandes projectos, numa iniciativa que deverá abranger todo o país.
O projecto de capacitação é promovido pela PACO Conteúdo Local & Procurement, uma Pequena e Média Empresa (PME) que actua na área de consultoria do Conteúdo Local para as comunidades.
A iniciativa é parte do projecto Women in Local Procure, cujo lançamento foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) iniciado em Abril do ano em curso visando a integração das mulheres do sector informal ao formal.
”No âmbito deste projecto de impulsionar o Conteúdo Local, nós desenvolvemos a iniciativa Women in Local Procure e este é um projecto dedicado ao empoderamento das mulheres dentro das comunidades. Isto significa tirar a mulher do sector informal para o formal”, disse Cristiana Langa, directora executiva da PACO, que falava em entrevista à AIM.
O projecto pretende formar trimestralmente, uma média de 200 a 300 mulheres, visando criar mecanismos e facilidades para que as mulheres consigam manter contacto com e participar dos concursos lançados pelos grandes projectos.
A directora executiva da PACO explica que, dependendo do nível do financiamento que o projecto tiver, as projecções das mulheres por abranger podem ser alargadas para mais de cinco mil mulheres até 2030. Ainda este ano, a iniciativa debateu a Integração do Conteúdo Local Para o Desenvolvimento de Moçambique, na primeira Conferência de Conteúdo Local e Procurement em Moçambique que juntou o governo, empresários e sociedade civil.
”Se nós formos a verificar em algumas comunidades existem muitas mulheres que não têm a cultura empreendedora, mas elas têm força. Portanto, nós damos formação, na perspectiva de promover a mudança de mentalidade para assegurar que a mulher seja também fonte de geração de rendimento”, referiu Cristiana Langa.
A PACO também está envolvida na busca de parcerias internacionais, nomeadamente com países tais como Tanzânia, Angola e África do Sul, com vista a trazer experiências sobre o Conteúdo Local para Moçambique.
(AIM)
SC/sg