
Presidente da CTA, Álvaro Massingue, Foto arquivo de Carlos Júnior
Maputo,10 Out (AIM) – Um grupo de empresários chineses encontra-se actualmente em Maputo, a busca de oportunidades de oportunidades para investir, particularmente nas áreas de energia, recursos minerais e o agro-negócio, em Moçambique.
Para o efeito, reuniram-se com a sua contraparte na tarde desta sexta-feira (10) em Maputo filiada na Confederação das Associações Económicas de Moçambique.
Falando sobre o assunto, o presidente da CTA, Álvaro Massingue, disse que ” é uma oportunidade para empresas moçambicanas interagirem de forma directa não só neste negócio, mas noutros de interesse comum no âmbito do encontro B2B”, disse.
Massingue falava no encontro com a delegação empresarial da província de Shandong na China, envolvendo empresários da CTA e a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM).
“Esta província (Shandong), já investe em Moçambique na área de imobiliária com grande interesse na área mineira, penso que vão sair projectos concretos para o desenvolvimento de negócios “, disse.
Segundo o Presidente da CTA, a China é um grande investidor do país e a sua organização pretende convencer os chineses a fazer negócio com empresas moçambicanas.
” Temos que puxar para fazerem negócios directamente com sector privado porque é dai que vão surgir oportunidades de emprego, vai aumentar a renda e o Estado terá onde buscar os impostos “, disse.
Para além de empresas da CCM e CTA, o encontro contou com presença da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), que partilhou vários projectos de abastecimento de energia em carteira.
A delegação chinesa que se encontra no país é chefiada por Du Yujie, vice perfeito do Município de Binzhou, na província de Shandong.
Num outro desenvolvimento, Álvaro Massingue, manifestou a preocupação com o recente rapto de um empresário na cidade de Maputo.
A fonte acredita que o Executivo fará de tudo para ultrapassar este fenómeno de rapto que apenas contribui para retroceder a vinda de empresários no país.
Refira-se que no quadro dos negócios entre Moçambique e China, muito breve uma delegação moçambicana vai deslocar-se àquele pais asiático para explorar oportunidades de negócios.
(AIM)
MR/sg