Maputo, 31 de Out de 2025 (AIM) – O pátio da Escola Básica 19 de Outubro, em Boane, província de Maputo, foi palco de uma manhã diferente, entre risos e entusiasmo infantil, o Moza Banco entregou kits de material escolar e mealheiros, num gesto simbólico que pretende semear o hábito da poupança desde tenra idade.
A acção enquadra-se no projecto “Sonhar o Amanhã”, uma iniciativa do banco que alia responsabilidade social à promoção da educação financeira nas escolas do país.
Segundo Jaime Joaquim, membro da Comissão Executiva do Moza Banco, esta acção faz parte de um programa contínuo que já beneficiou mais de 2.000 crianças em todas as três regiões do país, nomeadamente, norte, centro e sul.
“O objectivo é garantir que as crianças mantenham o interesse pela escola e não desistam por falta de material básico. Queremos colocá-las no mesmo patamar e despertar nelas a importância da educação e da poupança”, explicou o gestor.
De acordo com a fonte, cada kit escolar está avaliado em cerca de 3.000 meticais e inclui livros e outros materiais de apoio. Mas o propósito vai além da ajuda material. “Com os mealheiros e a palestra que ministrámos por ocasião do Dia Mundial da Poupança, queremos incutir a cultura de poupar, mesmo em pequenas quantias, mostrando que o futuro se constrói com disciplina financeira”, acrescentou.
Explicando a filosofia da iniciativa do banco, Joaquim realçou que, o “Sonhar o Amanhã” tem vindo a crescer desde 2023, quando o banco iniciou a sua implementação na cidade de Dondo. Hoje, a iniciativa já abrange o norte, centro e sul do país, e integra acções de educação financeira comunitária, realizadas também em línguas locais para garantir maior alcance e inclusão.
Segundo Joaquim, no plano financeiro, o Moza Banco tem demonstrado solidez, salientando que o segmento de poupança cresceu cerca de 15 mil milhões de meticais em depósitos nos últimos três anos, reflexo da confiança dos clientes e da robustez do banco.
“Os depósitos não servem apenas aos seus proprietários; permitem-nos apoiar projectos e iniciativas que beneficiam a comunidade”, salientou Joaquim.
Para Maria Mandlate, Directora da Escola Básica 19 de Outubro, o gesto do Moza Banco tem um impacto profundo. “Esta acção é um ensinamento valioso. As crianças compreenderam o que é a poupança e mostraram que estão prontas para praticá-la”, afirmou.
A escola conta com 1.304 alunos e enfrenta desafios estruturais, como a falta de vedação, que compromete a segurança das crianças. Ainda assim, a Directora destaca que “o apoio do banco trouxe esperança e motivação aos alunos mais vulneráveis”.
(AIM)
Paulino Checo
