Roberto Albino, Mandatário do Conselho de Ministros e Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, dirigindo a reuniao do COE provincial
Maputo, 26 de Jan (AIM) – O Governo da província de Sofala, zona centro, definiu, este domingo, 25, um conjunto de acções prioritárias para a reconstrução pós-cheias, na sequência das chuvas intensas e inundações que afectam várias zonas da região, com destaque para os distritos do Búzi e a baixa do rio Púngue.
Numa reunião do Comité Operativo de Emergência (COE), ao nível da provincial, foi avaliado o impacto das chuvas e inundações e definidas medidas concretas de resposta e reconstrução no período pós-cheias.
A reunião foi orientada por Roberto Albino, Mandatário do Conselho de Ministros e Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, que, no sábado, 24, realizou uma visita de trabalho ao distrito do Búzi e à baixa do rio Púngue, áreas severamente afectadas pelas inundações.
Durante o encontro, o Secretário de Estado na província de Sofala, Manuel Rodrigues Alberto, apelou aos parceiros de cooperação a priorizarem a aquisição de produtos junto de fornecedores locais, sublinhando a importância do fortalecimento da economia regional e das cadeias locais de apoio humanitário.
No Centro de Reassentamento, o Mandatário do Conselho de Ministros interagiu com as vítimas das inundações, procedeu à entrega de produtos alimentares e avaliou o estado das infra-estruturas afectadas.
Na ocasião, elogiou a população do distrito do Búzi pelo elevado sentido de responsabilidade e pela rápida adesão às medidas de prevenção, ao deslocar-se preventivamente para a zona de Guara-Guara, facto que contribuiu significativamente para a redução dos danos provocados pelas cheias e inundações.
Ainda durante a sessão do Comité Operativo de Emergência, foi igualmente definido o rol das acções prioritárias para a reconstrução pós-cheias, com enfoque nos sectores de estradas, saúde, água e saneamento, energia e abrigo.
As intervenções serão implementadas pelo Governo, com o apoio dos parceiros de cooperação, visando a rápida reposição das condições básicas de vida das populações afectadas.
(AIM)
Redacção.
