Cheias 2026, Cidade de Chokwe na Provincia de Gaza, totalmente inundada. Foto de Ferhat Momade
Maputo, 30 Jan (AIM) – A União Europeia (UE) prometeu ajudar Moçambique na reconstrução de várias infra-estruturas destruídas pelas cheias e inundações que afectam diversas regiões do país.
A garantia foi dada esta quinta-feira (29), na cidade de Xai-Xai, província meridional de Gaza, pelo embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore.
Na ocasião, o diplomata explicou que, neste momento, a prioridade da UE é prestar assistência humanitária às populações afectadas pelas enxurradas.
Sublinhou que o apoio às acções de reconstrução pós-cheias estará enquadrado nos planos de médio e longo prazo nas várias frentes de desenvolvimento financiadas pela União Europeia.
“A prioridade é a assistência a população, mas temos que também pensar como também apoiar a resposta em termo de reconstrução porque este é um impacto que iremos adicionar em todos os impactos de desenvolvimento que nós temos”, garantiu Maggiore.
Acrescentou ainda que, “isto porque Moçambique é um país frágil, muito exposto a mudanças climática, então é preciso de um plano excepcional adicional que estamos com compromisso de olhar e ver como podemos apoiar”.
O embaixador da UE em Moçambique anunciou igualmente a chegada, dentro de dias, de sete aviões que vão aterrar no Aeroporto Internacional da Beira, transportando mais de 90 toneladas de diversos bens destinados a apoiar as vítimas das cheias nas regiões sul e centro do país.
“A União Europeia é formada por 27 membros e são todos mobilizados também para fornecer ajudas complementares, por exemplo, no sistema de gestão de água que é uma emergência muto importante”, declarou.
Durante a visita à província de Gaza, Maggiore deslocou-se ao centro de acomodação das vítimas das cheias instalado na Escola Secundária Patrice Lumumba, em Xai-Xai, onde procedeu à entrega de mais de 460 kits de higiene e limpeza a igual número de famílias desalojadas pelas enxurradas.
(AIM)
FG/sg
